O próximo evento de halving promete elevar consideravelmente o preço do Bitcoin
O Bitcoin foi a primeira criptomoeda lançada no mundo, em 2009, e é a mais conhecida e valorizada até hoje, custando acima da casa dos 27 mil dólares, atualmente. (Cotação em 10/10/2023, fonte: Google/Morningstar).
Quando a criptomoeda foi criada, algumas regras foram estabelecidas, incluindo a emissão limitada a 21 milhões de unidades – tendo seu valor finito. Essa medida tem como objetivo manter a valorização do ativo em alta.
Outra regra da criptomoeda é o Halving. O halving do bitcoin é um evento técnico que ocorre aproximadamente a cada 4 anos. O termo, derivado da palavra “Half” (metade em inglês), significa que a cada halving, a recompensa que os mineradores recebem é reduzida pela metade.
Antes de falarmos sobre o halving, vale a pena conceituar o processo de mineração:
Quem são os mineradores e o que é mineração?
Toda transação realizada com bitcoin precisa ser validada e registrada em um novo bloco de dados na blockchain. A blockchain funciona como uma espécie de livro-razão público, onde todas as transações são registradas de forma segura e permanente.
Acontece que as transações precisam ser validadas por alguém e, por ser uma moeda totalmente descentralizada, essa função não poderia ficar a cargo de uma empresa, por exemplo, para que não haja nenhum tipo de conflito de interesses. Por conta disso essa tarefa fica a cargo dos mineradores.
Os mineradores são pessoas, espalhadas por todo mundo, que fornecem poder computacional para o ecossistema do bitcoin. Quando uma transação é requisitada, a rede lança um problema matemático complexo, que precisa ser resolvido para que a transação seja efetivada e registrada em um novo bloco. Nesse momento, os mineradores entram em uma corrida contra o tempo, para resolver o problema o mais rápido possível. Quem soluciona o problema, ganha o direito de registrar o bloco e pelo seu trabalho recebe uma recompensa, que atualmente é de 6,25 bitcoins.
O halving
É daí que surge o halving. Para controlar a quantidade de moedas emitidas, a cada 210.000 novos blocos adicionados à blockchain, há o processo onde a recompensa é reduzida pela metade. E por que este evento tem sido tão comentado ultimamente?
Historicamente, os eventos de halving elevam o valor do bitcoin. No último, em 2020, pode ser observada uma valorização de aproximadamente 559% nos 365 dias que sucederam o evento.
O próximo halving está prestes a acontecer, com a estimativa de ocorrer em meados de 2024. Há uma grande expectativa em relação a ele, uma vez que se espera uma valorização significativa da moeda. Isso deve-se ao interesse dos mineradores. A recompensa será reduzida para 3,125 bitcoins, e essa diminuição deve afetar diretamente o interesse dos mineradores. Para que a recompensa continue sendo vantajosa, eles precisarão resolver os problemas cada vez mais rapidamente, o que demandará ainda mais poder computacional.
Outro fator a ser considerado é a diminuição da oferta de bitcoins no mercado. Com recompensas mais altas, era comum que os mineradores vendessem suas moedas. Já com recompensas menores, a tendência é que eles passem a guardá-las e não as “devolvam” mais à rede. Esse movimento deve reduzir a oferta em um momento de alto crescimento da demanda, o que, por sua vez, deve elevar ainda mais a cotação do ativo.
O halving tem poder para impactar diretamente no valor do bitcoin, embora não se possa prever o que irá acontecer, há bons indicadores para esperar grande valorização no próximo evento.
Como aproveitar o próximo halving?
Se você pretende começar a investir em bitcoin, o período “pré-halving” pode ser o momento mais oportuno, diante da esperada alta após o evento. Para investir em bitcoin é necessário apenas que o investidor tenha conta criada em uma exchange de criptomoedas.