Close Menu
  • Brasil
  • Carreiras
  • Direitos
  • Educação
  • Esportes
  • Finanças
  • Geral
  • Negócios
  • Pets
WhatsApp Telegram RSS
WhatsApp Telegram RSS
Jornal Noticia Online
Fale Conosco
  • Brasil
  • Carreiras
  • Direitos
  • Educação
  • Esportes
  • Finanças
  • Geral
  • Negócios
  • Pets
Jornal Noticia Online
Home»Tecnologia»Como as IAs e automações impactam os seguros de carros?

Como as IAs e automações impactam os seguros de carros?

Análise de riscos e atendimento ao cliente estão entre as principais mudanças
Jornal Notícia OnlineBy Jornal Notícia Online Tecnologia 10/06/2024
Como as IAs e automações impactam os seguros de carros
Como as IAs e automações impactam os seguros de carros

As tecnologias de IA estão promovendo a transformação nos mais diversos segmentos profissionais e, quando falamos em seguro auto, essa realidade não é diferente. A inteligência artificial já impacta na forma como as empresas avaliam os riscos, processam os sinistros e interagem com o cliente final. 

De acordo com estudo AI 360, que foi elaborado pela Genpact,  empresa de terceirização de processos de negócios, 87% das seguradoras investem anualmente mais de US$ 5 milhões em tecnologia de automação e IA. 

Além da adesão a novos mecanismos tecnológicos, essa nova dinâmica prevê uma reformulação completa nos processos das empresas de seguro auto. 

Com a inteligência artificial, as empresas de seguros passaram a, não só simplificar procedimentos, mas também definir novos padrões de excelência, assertividade e personalização dos serviços prestados. 

Como funciona a automação no ambiente de seguros? 

No que diz respeito à oferta de seguro auto, a automação deixou para trás uma visão futurista e tornou-se uma prática cotidiana, reorganizando a forma como as empresas avaliam a prestação de serviços e a forma de interatividade com os segurados. 

Confira na sequência, alguns exemplos de como a automação está sendo aproveitada para aperfeiçoar a experiência dos clientes! 

Automação nos processos de sinistros

A automação no processo de sinistros é um divisor de águas em relação a mudanças para um avanço significativo na eficiência operacional. 

Agora os sistemas orientados por IA conseguem avaliar a veracidade dos sinistros, analisando seus dados por meio de imagens e vídeos, para que seja possível otimizar o pagamento para os clientes. 

Entre os principais benefícios é acelerar o processo de resolução do sinistro e a possibilidade de deixar todo o trâmite mais rápido e assertivo. 

Automação no atendimento ao cliente

A principal mudança nesse aspecto diz respeito a adesão a chatbots e assistentes virtuais para atendimento ao público. 

Essas ferramentas oferecem suporte 24 horas por dia e sete dias por semana, com o objetivo de assistir ao cliente no momento que ele mais precisar, o auxiliando em sinistros e respondendo suas principais dúvidas. 

A otimização no atendimento ao cliente demonstra o refinamento por parte das empresas de seguro auto, com o intuito de estabelecer novas referências no setor para atender às dinâmicas dos segurados. 

Quais os benefícios da IA para o seguro auto? 

A adoção da automação no segmento de seguros traz uma série de benefícios, com objetivo de acelerar as operações e otimizar a experiência do cliente. Confira algumas das vantagens! 

  • Eficiência e produtividade aprimoradas: a automação diminui significativamente o tempo para processamento dos sinistros. Por meio da IA, as seguradoras podem analisar dados e tomar decisões com mais assertividade e rapidez; 
  • Melhor experiência do cliente: o imediatismo e funcionalidade proporcionada pelo atendimento 24 horas e sete dias por semana dos chatbots e assistentes virtuais elevam o nível de satisfação do consumidor; 
  • Prevenção contra fraudes: sistemas sofisticados conseguem detectar possíveis fraudes, minimizando a chance de ocorrer alguma prática ilícita e viabilizando o pagamento de prêmios justos; 
  • Avaliação de riscos: as plataformas propiciam análise em tempo real para extrair indicadores que norteiam tomadas de decisões em relação aos prêmios, considerando o perfil do cliente.

Para desfrutar de um seguro auto que esteja conectado com as boas práticas de inteligência artificial, o ideal é entrar em contato com corretores de seguros para avaliar as companhias que usam as melhores soluções de IA.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
WhatsApp Telegram RSS
© 2025 - Jornal Noticia Online - CN​PJ: 46.​289.​446/​0001-​89
Te​lefone: (19) 98​385-​5555 - E-​mail: jornalnoticiaonline@​ev​te.​net
En​der​eço: Rua Co​men​dador Tor​logo Dau​ntre, 74, Sa​la 12​07, Cam​bui, Cam​pinas SP, C​EP: 13​025-​270

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.