Com certeza você já deve ter ouvido falar que, durante a velhice, é normal que as pessoas mais velhas desenvolvam alguns problemas.
Mas você saberia dizer quais doenças podem ser manifestadas nos idosos? Entender sobre isso pode ser fundamental.
Afinal de contas, se você cuida de algum parente idoso, deve ficar atento a todos os detalhes, a fim de garantir maior e melhor qualidade de vida.
Então, se você quer saber quais doenças podem ser manifestadas nos idosos, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito desse assunto.
Quais doenças podem ser manifestadas nos idosos?
Óbvio que isso pode variar de acordo com uma série de fatores, haja vista que muito disso tem influência na forma com que o idoso levou a vida.
É muito comum que pessoas mais velhas tenham problemas nos ossos, por exemplo. Mas, se o indivíduo tem o cuidado de ir a uma clínica especializada em fisioterapia, as chances de ter algum problema nos ossos é menor.
Então, ao falar sobre as doenças que o idoso pode desenvolver, tenha em mente que não necessariamente ele irá desenvolver.
Há vários fatores que podem influenciar para o desenvolvimento ou não da doença. É por essa razão que é vital manter uma rotina de exames.
Agora, falando de quais doenças podem ser manifestadas nos idosos, podemos citar as seguintes:
1. Doenças cardiovasculares
Não há como negar que esse problema estaria no topo da lista. Afinal de contas, as doenças cardiovasculares apresentam maior taxa de mortalidade entre os idosos.
No que se refere às doenças, envolvem desde artérias coronarianas até infarto e angina do peito, por exemplo.
O grande problema é que muitas vezes não se leva a sério esse problema, uma vez que os sintomas nem sempre estão presentes.
Na verdade, algumas doenças cardiovasculares fazem com que o indivíduo sinta muito cansaço, fazendo com que as pessoas procurem remédio tratar fraqueza em idoso.
Além do mais, as doenças cardiovasculares podem ser em decorrência do estilo de vida, como a obesidade, tabagismo e sedentarismo.
Os maus hábitos ainda podem fazer com que o idoso sofra um AVC, o qual ocorre por conta da falta súbita de sangue no cérebro.
2. Diabetes mellitus
À medida que envelhecemos, ocorrem várias mudanças em nosso organismo. Mas, devido ao aumento da gordura e perda de massa muscular, o corpo começa a não responder e processar da forma adequada a insulina.
Por consequência, acaba aumentando as chances de desenvolver a diabetes tipo 2. Essa doença pode afetar os rins, coração e a visão da pessoa idosa.
A grande vilã da diabetes com certeza é a má alimentação, mas o problema problema também pode ser genético.
Essa doença acontece quando existe uma grande concentração de glicose no sangue, sendo que a doença é capaz de interferir na produção saudável de insulina, hormônio que regula os níveis glicêmicos no sangue.
3. Catarata
Ao falar sobre quais doenças podem ser manifestadas nos idosos, não há como deixar de mencionar a catarata.
Trata-se de uma doença que afeta uma parte do olho chamado “cristalino”, o qual sofre desgastes naturais com o passar do tempo.
À medida que ficamos mais velhos, o cristalino se torna menos transparente, trazendo a sensação de opacidade à visão.
Quando se obtém o diagnóstico precoce, o tratamento se torna muito mais fácil e até eficaz.
Mas, quando a catarata está em estado avançado, pode sim acontecer de o idoso ficar cego, algo que pode prejudicar a sua qualidade de vida e aumentar as chances de quedas e fraturas.
4. Doença de Alzheimer
Em suma, é um tipo de demência, a qual costuma avançar de maneira progressiva, global e irreversível de diversas funções cognitivas.
Quando se tem Alzheimer, o idoso tende a se tornar muito esquecido das coisas. No entanto, outros sintomas da doença são:
- Dificuldade em articular o pensamento;
- Falta de atenção;
- Dificuldade de se concentrar etc.
A questão é que todos os sinais são bem sutis e, portanto, o diagnóstico requer uma certa atenção de todos os familiares que convivem com o idoso.
5. Hipertensão arterial
É uma das doenças que mais prevalece nas pessoas idosas, sendo que é a responsável por 80% dos casos de derrame cerebral.
Fora isso, a hipertensão ainda é a responsável por 60% dos ataques cardíacos em todo o país. A hipertensão ainda causa diversas complicações, tais como:
- Insuficiência cardíaca;
- Doenças coronárias;
- Acidente Vascular Encefálico (AVE).
A origem desse problema pode ser sim genética, mas no geral tem relação com o estilo de vida que o idoso tomou ao longo da sua vida.
6. Depressão
Ao falar sobre quais doenças podem ser manifestadas nos idosos, poucas são as pessoas que se lembram da depressão.
No entanto, a verdade é que se trata de um problema muito mais recorrente do que se imagina. Portanto, é necessário ficar atento às queixas dos idosos.
Falta de prazer em atividades que antes eram motivo de prazer, alteração no sono e apetite, tristeza sem motivo são alguns dos sinais que indicam que a saúde mental do idoso não está bem.
7. Osteoporose
Esse é um problema que costuma afetar mais as mulheres, haja vista que tem direta ligação com a diminuição da massa óssea, que é menor no sexo feminino.
Além disso, há uma diminuição da densidade óssea após a menopausa. Dores prolongadas é o principal sintoma da osteoporose.
Para evitar esse tipo de problema, o ideal é tomar alguns cuidados específicos, como cadeira de escritório confortável para coluna, exercícios físicos, alimentação rica em nutrientes etc.
8. Mal de Parkinson
Nada mais é que uma doença degenerativa progressiva, a qual afeta as regiões cerebrais.
Diante disso, a doença é capaz de alterar os movimentos do corpo, provocar desequilíbrio, lentidão, falta de reflexo, tremor e até rigidez dos músculos.
O problema tem ligação com a redução de dopamina no organismo, que é uma substância que comanda os processos químicos que têm relação com o desenvolvimento motor.
9. Infecção urinária
Trata-se de um problema que costuma afetar mais comumente as mulheres mais jovens. Mas, a partir dos 50 anos, há o aumento da próstata em homens.
Por conta disso, os homens nessa faixa etária também estão suscetíveis a desenvolver esse problema. Para evitar o problema, deve-se manter a higiene e usar preservativo durante as relações sexuais.
Fora isso, deve-se salientar que a diabetes, quando não possui o controle adequado, é capaz de favorecer o desenvolvimento da doença.
A infecção urinária ainda é capaz de atingir a bexiga e o sistema urinário e, caso não haja o tratamento adequado, chega aos rins e pode causar a pielonefrite.
Na grande maioria dos casos, o tratamento requer a administração de antibióticos, sendo que apenas o médico é quem deve prescrever.
10. Câncer
Ao falar sobre quais doenças podem ser manifestadas nos idosos, também não há como deixar de mencionar o câncer.
A questão que envolve esse assunto é que existem vários tipos de cânceres, e os idosos podem estar suscetíveis a vários deles, sendo que o câncer de pele é um dos mais comuns.
No entanto, alguns acreditam que os sintomas são bem presentes e que, portanto, o diagnóstico costuma ser precoce.
Ainda há os que acreditam que o câncer de pele coça e gera lesões nítidas, mas nem sempre é assim que acontece.
A doença pode ser muito mais sucinta do que se imagina, podendo retardar ainda mais o diagnóstico, fazendo com que a doença se desenvolva.