É bem provável que você já tenha sentido os seus ossos estalando. Afinal de contas, esse é um sintoma bem comum de acontecer.
No entanto, você sabe o que fazer quando os ossos estalam muito? No caso de ser um sintoma muito recorrente, é normal que fique um pouco em dúvida.
Primeiro de tudo, será que é normal ter estalo nos ossos? Quando esse sintoma pode indicar algum problema mais sério?
O fato é que os estalos podem acontecer com pessoas de qualquer idade, mesmo naquelas aparentemente mais saudáveis.
Isso acontece porque o ato de estalar os ossos nem sempre é voluntário. Diversas vezes isso acontece de forma não intencional. E isso pode preocupar ainda mais.
Diante disso, muitos se perguntam sobre o que fazer quando os ossos estalam muito. Será que esse é um sinal de alerta?
Por que os ossos estalam? Quando é o momento mais adequado para procurar um ortopedista? Existe algum sinal de risco?
Essas e outras dúvidas são bem comuns de acometer as pessoas, mas é importante obter clareza a respeito de todas elas.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre o que fazer quando os ossos estalam muito, bem como remover outras dúvidas semelhantes. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
Por que os ossos estalam?
Os ossos estalam devido a presença do líquido sinovial que existe nas articulações. E, como todas as pessoas, de qualquer idade, possuem esse líquido, todos estão suscetíveis a isso.
Esse líquido se assemelha bastante com um lubrificante, sendo que ele contém alguns gases, que são os responsáveis pelo som de estalo.
É a liberação e a vibração desses gases que gera o som, sendo que isso acontece por conta da movimentação da articulação.
Ou seja, quando movimentamos uma determinada região, que contém um acúmulo de líquido sinovial, o que acontece é que a cápsula articular se estica.
Por consequência, libera esse gás, de forma rápida. Devido a isso, é possível ouvir estalar a região. Inclusive, é por esse motivo que não é possível estalar o mesmo lugar duas vezes.
Tenha em mente que o estalo é normal de acontecer, sendo que acontece com pessoas de qualquer idade.
Mas, se você for atleta e esse sintoma acontecer com muita frequência, o melhor a se fazer é procurar pelo seu ortopedista esportivo, a fim de ele possa fazer as devidas avaliações.
O estalo ainda pode acontecer em qualquer região do nosso corpo, como nos pés, mãos, joelho, pescoço, quadril etc.
Além disso, não há como deixar de falar que não existe limite de idade para que esse problema possa vir a ocorrer.
Desde crianças até os idosos estão sujeitos a ouvir e sentir o estalar das articulações, ainda que seja mais comum em pessoas de mais idade.
Certo, mas o que fazer quando os ossos estalam muito? Será que existe alguma justificativa para que isso possa acontecer?
Nesse caso, isso pode acontecer quando a região em questão é movimentada e move algum tendão para uma região de atrito.
Outras razões que podem fazer com que ossos estalem são:
Escapando gases/vácuo
De acordo com os cientistas, todos possuem um líquido sinovial nas articulações, a qual age como sendo um lubrificante.
Esse fluido articular possui nitrogênio, gás oxigênio e dióxido de carbono. Então, sempre que você dobra ou estala uma articulação, acaba esticando a cápsula articular.
Por consequência, acaba liberando rapidamente o gás, já que acaba formando bolhas com esse movimento.
Para quebrar essa mesma bolha de novo, é normal tentar estalar mais uma vez, mas isso não é possível. Afinal, é preciso aguardar até que os gases retornem ao líquido sinovial.
Movimento das articulações, tendões e ligamentos
Quando a articulação se move, pode-se dizer que ela funciona como se fosse uma dobradiça. Isso quer dizer que as vezes pode mudar o curso de algum outro tendão ou ligamento, a depender da angulação.
Nesse caso, o indivíduo consegue ouvir um estalo quando o tendão retorna para a sua posição original, por exemplo.
Além disso, os seus ligamentos podem apertar quando o indivíduo move as suas articulações. Isso costuma acontecer no joelho ou tornozelo, ocasionando no estalo.
Superfícies ásperas
Outra coisa que você precisa saber é que as articulações artríticas podem resultar em sons causados pela perda de cartilagem lisa.
Mas, devido à rugosidade das superfícies articulares, começa a crepitar. Trata-se de um processo conhecido como “condropatia”.
A grande questão é que, quando não se tem o tratamento adequado, pode acabar evoluindo para um desgaste articular severo, causando dor.
Características dos estalidos e crepitações
Outra coisa que você precisa saber é que crepitações e estalos são duas coisas diferentes, ainda que as pessoas acreditem se tratar da mesma coisa.
No caso do estalido, nada mais é que um som que pode vir a acontecer quando os ligamentos e tendões ao redor de uma articulação se esticam.
E, à medida que passam pela proeminência óssea, acabam encaixando novamente. Por consequência, isso acaba causando o ruído. Porém, pode acontecer também por contato de ossos.
Nem sempre o estalido é patológico e, portanto, não é sempre que ele indica a presença de alguma doença.
Isso quer dizer que a sua ligação com a osteoartrite não é tão próxima. Em contrapartida, a crepitação ocorre em pacientes que sofrem com a doença.
Quando o paciente passa por uma cirurgia no joelho, por exemplo, pode acontecer alguns estalos. Nesse caso, pode ter relação com o aumento de atrito entre a patela e o fêmur.
No que se refere ao som da crepitação, ele é muito mais fino, sendo que é muito mais fácil senti-lo do que necessariamente ouvir.
A sensação é como se houvesse areia dentro da articulação, de acordo com o relato dos pacientes.
Também é bastante comum interpretar a crepitação como sendo devido a uma “poeira” da cartilagem dentro da articulação.
Ou seja, é como se pequenos pedaços de cartilagem ficassem soltos e, à medida que o indivíduo se move, a passagem desses pedaços podem levar à crepitação.
Isso tem uma grande relação com a osteoartrite, que nada mais é que um problema que pode gerar a degeneração da cartilagem.
Os estalos são prejudiciais?
Falando de forma geral, não. Ter alguns estalos é bastante normal, já que se pode considerar até como sendo um processo natural do corpo.
Mas, se além de estalos você sente dor em suas articulações, então saiba que isso não é normal de acontecer.
Afinal de contas, o sintoma de dor, em momento algum quer dizer que o corpo está saudável, mas pelo contrário.
É verdade que, em termos de articulações, os estalos, por mais altos ou frequentes que sejam, não costumam ser ou desenvolver sinal de danos graves.
No entanto, todo excesso, ainda que não seja tão doloroso, eventualmente pode ocasionar em algum dano ao tecido modelo, devido a repetição do movimento pela articulação.
Fora isso, se você passou por uma cirurgia de joanete ou em outra articulação, mas costuma sentir estalos e crepitações, o melhor a se fazer é procurar pelo seu médico.
Por fim, podemos afirmar que, desde que não haja dor, estalar não é algo prejudicial. No entanto, se isso for algum tipo de vício ou mesmo uma válvula de escape para uma preocupação, deve-se ficar atento a outras causas, procurando um especialista caso sinta a articulação inchar e doer.
Quando procurar um ortopedista por causa dos estalos no corpo?
Já falamos que ter estalos é algo comum e que não indica, necessariamente, algum problema mais grave nos ossos.
No entanto, deve-se ficar sempre atento ao comportamento ou consequências que esses estalos possam vir a provocar.
Se após esses estalos o paciente costuma sentir dor na lateral do joelho ao correr, por exemplo, é interessante cogitar buscar um atendimento médico.
Então se você quer saber sobre o que fazer quando os ossos estalam muito, a melhor coisa a se fazer é procurar apoio médico, em especial nos casos em que sentir dor.
O que pode ser ossos que estalam com frequência?
Se os seus ossos costumam estalar com bastante frequência, isso pode sim indicar que há um problema um pouco mais grave.
No entanto, apenas o médico é capaz de dar um diagnóstico mais preciso a esse respeito, já que ele pode fazer alguns exames.
Esse quadro de estalo constante pode indicar que o paciente está com artrose, por exemplo. Se esse for o caso, é preciso obter um acompanhamento médico e o devido tratamento.
Além disso, deve-se observar com um pouco mais de atenção pessoas que possuem idade mais avançada.
Afinal de contas, à medida que o tempo passa, é normal que ocorra alguns impactos em nosso corpo, fazendo com que as articulações se desgastem.
Em vista disso, nesses casos, os estalos podem ser em decorrência da perda de cartilagem lisa na articulação.
O sinal de alerta para procurar um médico é justamente nas situações em que as articulações são anormais e acompanham quadro de dor.
A partir disso, é obrigação do médico fazer os devidos exames, a fim de conseguir obter um diagnóstico mais preciso, onde possa indicar o tratamento mais adequado também.