Na medida em que um empreendimento vai crescendo, adotar estratégias para torná-lo mais profissional é um passo importante. Isso, especialmente hoje em dia, pode envolver a adoção de tecnologias qualificadas, como sistemas ERP e CRM.
O CRM e ERP são softwares amplamente implementados em várias empresas e oferecem uma série de benefícios, mas muitos empreendedores têm dúvidas sobre como eles funcionam, ou melhor, quais são os diferenciais de cada um.
Neste artigo, você vai entender as diferenças entre o CRM e o ERP e conferir as vantagens que cada um oferece para os negócios e como eles podem trabalhar juntos. Vamos lá!
O que é CRM e ERP?
CRM e ERP são sistemas de gestão aplicados no dia a dia das empresas para trazer produtividade, automatizar tarefas e realizar uma série de atividades com maior precisão e eficiência.
O CRM é a sigla para Customer Relationship Management (em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente), e ERP é Enterprise Resource Planning (conhecido em português como Planejamento de Recursos Empresariais).
Pelo entendimento das siglas, já podemos ter uma ideia do contexto e das funções dessas ferramentas nas rotinas empresariais.
O que é o CRM?
O CRM é um sistema que concentra funcionalidades voltadas para o cliente e tudo relacionado a ele. Ou seja, ele permite armazenar dados, tanto os de cadastro como os das interações que um consumidor teve com a empresa.
Com ele, empresas gerenciam sua carteira de clientes e leads e fazem todo o trabalho de manutenção do relacionamento e também prospecção de novos contatos.
É com o apoio dele, por exemplo, que uma marca pode planejar e automatizar campanhas de divulgação, disparo de conteúdos e novidades e mais.
O que é o ERP?
Já o ERP tem uma função bem diferente, com foco na administração do negócio e suas rotinas. Ele é um sistema composto em módulos que ajuda empresas a estabelecer uma gestão completa de todas as atividades e setores.
Seu foco é informatizar processos e centralizar operações em um só lugar. Por exemplo, com o ERP, é possível unir o módulo financeiro com o fiscal, e também conectá-lo com gestão de insumos, fornecedores, vendas e muito mais.
Vantagens do CRM
- Organização de processos de atendimento para agilidade e satisfação no cliente.
- Aumento da produtividade ao otimizar tarefas do time de vendas.
- Gestão de oportunidades de vendas em todas as etapas do funil.
- Compreensão da jornada do consumidor para otimização do ciclo de venda.
- Análise de dados para um conhecimento mais profundo do perfil do cliente.
- Alinhamento com estratégias de marketing e integração de informações.
- Automação de relacionamentos com clientes e leads.
- Armazenamento do histórico de interações para geração de insights.
Vantagens do ERP
- Organização de processos de atendimento para agilidade e satisfação do cliente.
- Aumento da produtividade através da otimização e informatização das tarefas de vendas.
- Gerenciamento de oportunidades de vendas em todas as etapas do funil com o CRM.
- Coleta de informações valiosas para otimizar o ciclo de venda compreendendo a jornada do consumidor.
- Análise de dados para obter um conhecimento mais profundo do perfil do cliente, suas demandas, hábitos e intenções de compra.
- Integração de estratégias e informações para alinhamento com estratégias de marketing.
- Automação de relacionamentos com clientes e leads, incluindo conteúdo, feedbacks e follow-ups.
- Armazenamento completo do histórico de interações com clientes para geração de insights.
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Como funciona a integração entre CRM e ERP
Como vimos, o ERP e o CRM são sistemas igualmente importantes para as rotinas empresariais e têm funções distintas. Por isso, para muitos negócios, vale a pena integrá-los para ter ainda mais precisão e controle nos processos.
Assim, por um lado, você organiza e padroniza os processos gerenciais, financeiros, fiscais e outros enquanto foca também na qualidade do atendimento ao cliente e a prospecção.
A integração CRM e ERP dá a oportunidade de ter um fluxo de processos e informações mais lógico e inteligente, o que impacta o desempenho e a produtividade.
Como a integração pode beneficiar na prática as empresas?
Por exemplo, na hora de atender clientes e solucionar suas dúvidas, ou prospectar novos contatos, vale a pena ter em mãos dados sobre estoque, pedidos, encomendas com fornecedores e mais.
Logo, ter dados e indicadores de vendas e finanças alinhados com os de marketing e gestão de clientes faz muito sentido para uma gestão mais completa e estratégica.
Com essa integração de dados, pode-se estabelecer um monitoramento mais detalhado do que conhecer e mapear uma série de oportunidades.
Por exemplo, caso, no CRM, se identifique uma crescente demanda por um determinado produto e você percebe que tem dele em estoque e mais compras programadas com fornecedores, pode criar uma campanha para alavancar vendas.
Dicas para escolher entre ERP e CRM
Uma vez tomada a decisão de ter esses sistemas na sua empresa, confira, a seguir, dicas práticas para não errar na escolha e ter boas ferramentas como suporte na sua gestão:
- Pesquise opções e procure saber mais sobre a reputação do fornecedor (peça indicações, leia avaliações e reclamações etc.);
- Avalie as funcionalidades de cada sistema e entenda se elas estão alinhadas às necessidades do seu negócio;
- Considere o custo-benefício da solução, tendo em mente seu orçamento e também os ganhos que o sistema vai te proporcionar;
- Verifique se o fornecedor oferece bom suporte e quais são os canais de comunicação disponíveis no caso de problemas.
Onde encontrar um sistema ERP integrado?
Contar com ERP e CRM é uma ótima decisão para promover o crescimento e a evolução de um negócio. Se os dois funcionarem de forma integrada, maiores serão os potenciais de ganho e melhora no desempenho.
Agora que você conhece as vantagens e a diferença entre CRM e ERP, aproveite para conhecer o Sistema ERP da Omie, que é 100% online, integrado e realmente seguro. Conte com a Omie para alavancar seu negócio e ter uma gestão mais inteligência e profissional do seu empreendimento. Acesse e confira as opções para o seu negócio!