O mercado de móveis vem crescendo cada vez mais. Afinal, as pessoas começaram a valorizar cada vez mais a qualidade de vida e bem-estar dentro de casa. Nesse sentido, a tendência é investir em peças duráveis e que promovam aconchego e conforto no dia a dia. Sendo assim, abrir uma loja de móveis pode ser uma ótima pedida para aqueles que querem empreender. Entretanto, são muitos os imóveis disponíveis no mercado sendo que escolher o ideal pode se tornar uma tarefa complicada.
Justamente por isso, é importante contar com a ajuda de uma imobiliária em Jaraguá do Sul por exemplo, ou em outra cidade do que pretenda abrir sua loja, assim como pesquisar mais sobre o assunto, a fim de entender melhor como as coisas funcionam. Portanto, se você quer abrir uma loja de móveis, continue acompanhando o post de hoje até o fim e saiba como escolher o imóvel ideal.
Avalie o público-alvo do negócio
O primeiro passo para quem quer abrir uma loja de móveis é fazer uma análise de seu público-alvo, ou seja, quem são as pessoas que você deseja atingir. É importante ressaltar que é a partir desse estudo que você poderá criar um negócio duradouro e sustentável no longo prazo, assim como tomar todas as decisões necessárias, como a localização e os demais pontos do post de hoje.
Considere a melhor localização
A localização de um ponto comercial é fundamental e quando falamos de loja de móveis isso não é diferente. Sendo assim, o recomendado é estar em uma rua ou avenida que seja movimentada durante o dia e receba um bom fluxo de pessoas. Além disso, estar próximo de lojas de decoração, cortinas, tapetes e outras do mesmo nicho pode ser uma ótima pedida.
Analise a necessidade de reforma
Dependendo do imóvel e de suas necessidades e preferências, pode ser necessário realizar algum tipo de reforma no local. Sendo assim, você deve fazer um estudo sobre os valores que serão investidos para entender se realmente compensa ou se é melhor continuar procurando outro local. Além disso, pode ser uma boa pedida conversar com a imobiliária para analisar as possibilidades junto ao proprietário do imóvel, como possíveis descontos na locação, por exemplo.
Tenha um orçamento adequado
Na hora de escolher seu imóvel para abrir a loja de móveis, é primordial ter um orçamento pré-definido, considerando não apenas o valor da compra ou aluguel, mas também os outros custos do negócio, como investimento inicial, contas de água, luz, pagamento dos funcionários, estoque, etc. Somente assim você poderá encontrar um imóvel que atenda as necessidades do negócio e esteja dentro de sua realidade financeira.
Cheque a documentação
São muitos os documentos envolvidos na abertura de uma loja de móveis, como aqueles exigidos pela imobiliária, para o escritório de contabilidade, solicitados pela prefeituras, etc. Contudo, um dos mais importantes e que você precisa ter em mãos é o alvará de funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros. Caso contrário, você irá receber multas e até mesmo ter seu negócio fechado.
Escolha um imóvel com tamanho adequado
O tamanho do imóvel também é muito importante, pois ele precisa comportar todos os móveis que deseja expor. Além disso, deve oferecer o devido conforto para funcionários e clientes na hora de circular pelo estabelecimento. Afinal, não há nada pior do que andar esbarrando nos objetos, certo? Por isso, tenha um planejamento e saiba qual o melhor tamanho para o local.
Avalie a visibilidade da loja
Por mais que sua loja de móveis esteja localizada em uma avenida movimentada, ela também precisa estar visível para o público. Sendo assim, evite pontos comerciais com muitas placas na frente, ponto de ônibus ou barraquinhas de comida. Além disso, imóveis com muito recuo ou abaixo do nível da rua também devem ser evitados.
Cheque a estrutura
A estrutura do imóvel precisa estar preparada para receber todos os móveis que pretende expor. Mas, além disso, ela deve ser segura para clientes e funcionários. Sendo assim, contrate um profissional para checar as instalações elétrica e hidráulica, além de analisar a presença de vazamentos, rachaduras e trincas no imóvel, a fim de evitar dores de cabeça e prejuízos.
Pense na disposição dos móveis
Por fim, mas não menor importante, os móveis precisam estar organizados de maneira inteligente para que os clientes se sintam atraídos e queiram comprar as peças. Sendo assim, pense em um layout que valorize o imóvel como um todo, investindo em uma decoração adequada e bem pensada para seu público-alvo e garanta os melhores resultados.
Então, agora que você sabe o que precisa avaliar na hora de escolher o imóvel para abrir sua loja de móveis, já pode colocar em prática nossas dicas. Além disso, não se esqueça de contratar uma imobiliária de qualidade e confiança, pois como ela possui maior conhecimento e experiência, poderá indicar o melhor imóvel para suas necessidades, de forma rápida e eficiente.