A gravata pode ser um acessório pequeno, mas tem uma importância imensa para a composição do seu look, principalmente para o traje social.
Afinal, é a cereja do bolo de um belo terno ou costume. Porém, existem diferentes tipos de gravata que devem ser usados de acordo com a ocasião e vestimenta.
E não saber escolher uma boa gravata é mais comum do que parece. Já que ela aparece apenas em trajes e ocasiões mais formais e até mesmo de gala, é comum que muitos tenham contato reduzido com esse acessório e poucas vezes tenham oportunidade ou necessidade de usá-lo.
Por isso, veja a seguir quais são os tipos e dicas para usá-la!
Quais são os principais tipos de gravata?
Existem variadas classes de gravatas, desde as mais clássicas e padronizadas, até algumas bem trabalhadas. E temos também a borboleta, que é mais reduzida, mas cumpre um papel fundamental de trazer charme ao conjunto.
Vamos aprender sobre todos eles a seguir e como funciona! Os principais tipos de gravata são:
- Gravata clássica – standard ou padrão;
- Gravata borboleta;
- Gravata slim;
- Gravata ponta reta.
Esses quatro são os modelos mais típicos e cada um deles tem suas próprias características, utilizados para diferentes ocasiões.
Nessa seção, você pode conferir modelos de gravatas elegantes para usar em diferentes ocasiões, como reuniões de negócios, confraternizações, casamentos, e muito mais.
Iremos abordar abaixo cada um desses tipos de gravata para você entender tudo sobre elas. De que tipos de tecidos são feitas, para que situações são adequadas e dicas de como combinar com seus looks.
Com isso, você nunca mais irá errar na hora de utilizar suas gravatas! Veja:
1. Gravata clássica (standard)
A gravata clássica ou standard é aquela que todos já conhecem, longa com uma ponta triangular. O corpo longo da gravata deve ser amarrado na gola da camisa, enquanto o resto da sua ponta triangular fica à mostra, de maneira parcial ou total. Pode haver ou não um prendedor, que pode ser colocado no meio da gravata.
Esta é uma gravata muito utilizada, justamente porque se adequa a diversas situações. Seja para um evento de gala, para fins profissionais ou para uma viagem, a gravata standard pode ser usada sem problemas.
Também é comum que essas gravatas existam em diversas cores, padronagens, e até estampadas.
2. Gravata borboleta
A gravata borboleta é um dos tipos de gravata mais conhecidos. Diferente da standard, ela é muito menor e em formato de laço, que lembra as asas abertas de uma borboleta.
Esta é uma opção que fica bonita com smoking e ela é muito mais reservada para os eventos de gala e celebrações mais solenes e elegantes. Não é comum usar a gravata borboleta no dia a dia, nem para trabalho ou para passeios.
3. Gravata slim
A gravata slim é muito parecida com a standard, no entanto, a diferença é que este é um modelo menor, mais estreito.
Em toda sua extensão, esta é uma gravata menos larga e é comum encontrá-la com um mecanismo fácil para colocar, onde não é necessário dar um nó, apenas “vestir” o acessório na gola da camisa.
4. Gravata ponta reta
A gravata ponta reta tem um nome bastante sugestivo. Diferente da gravata standard e até mesmo da slim, sua ponta é plana e reta, sem o tradicional triângulo.
Não é um dos tipos de gravata indicados para eventos sociais clássicos, como um ambiente jurídico, por exemplo, porém, é uma ótima opção se você quiser diferenciar o look.
Quais são os principais tipos de nó de gravata?
Não só existem diferentes tipos de gravata, mas também de nós. Cada um deles tem um uso específico e pode ser adequado para certas situações, ambientes e também para determinados looks.
Nós de gravata são um verdadeiro pesadelo para quem não está acostumado a usá-las. Então, vamos conhecer cada um deles com mais detalhes:
- Windsor: Nó elegante, casual e simétrico. Perfeito para qualquer ocasião;
- Simples: Perfeito para gravata tipo slim, fica levemente assimétrico, mas é rápido de fazer;
- Duplo: Nó ideal para homens altos, pois acertam a gravata na altura do seu peito;
- Semi-Windsor: Nó elegante, que acerta melhor a gravata e a deixa bem simétrica;
- Kelvin: Este nó é muito semelhante ao duplo, porém fica ainda mais simétrico;
- Pratt: Nó elegante, fácil de adaptar e muito semelhante ao duplo;
- Prince Albert: Nó que visa tirar a sobra da gravata e deixá-la mais acertada no peito.
Com esses nós, você poderá arrasar ao adaptar a gravata para seu visual. Lembre-se dos benefícios práticos que cada um desses nós trazem para seu look e assim consiga adaptar os diversos tipos de gravata para sua situação, seu traje e conjunto utilizado. Vale a pena estudar como adaptar cada um deles para seu acessório.
Como combinar a gravata com a produção?
Com tantos tipos de gravatas e oportunidades de combinar, pode ser um desafio para montar uma composição bonita. Veja nossas sugestões:
- Tipo de gravata e ocasião
Como já mencionamos, há modelos que são mais indicados em certos eventos, do que outras. Então, atenção na escolha.
Por exemplo, mostramos como a gravata borboleta é ideal para eventos de gala, onde o estilo pode parecer sofisticado sem ser exagerado.
- Cor
Você pode optar por um look monocromático, então a gravata deverá ser da mesma cor. Caso contrário, é comum escolher um tom que dê um certo destaque no look, oferendo um contraste interessante para o traje masculino, como no caso do terno preto, camisa branca, e gravata azul.
Há também situações que pode demandar uma atenção maior, como em casos de casamentos, em você seja um padrinho.
É comum combinar a gravata com o traje da madrinha que fará casal com você, tornando a composição do casal muito mais harmônica.
- Lisa, padronagens ou estampas?
Além da cor, dá para escolher os modelos lisos, com padronagens ou estampas. O ideal é harmonizar com o traje e seu estilo.
Para as pessoas mais clássicas, a escolha da gravata lisa é mais comum, por ser mais discreta. Já para os mais descontraídos e criativos, a estampada pode ser a opção mais adequada.
Com todas essas dicas sobre os diferentes tipos de gravata, você está muito mais capacitado para adotar o acessório ao seu estilo. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!
Leia também: Como criar design de moda online