Descubra a importância da marca
Em um mercado cada vez mais competitivo – principalmente com as possibilidades ilimitadas de cobertura na internet – o branding é uma oportunidade de ouro para tornar sua empresa cada vez mais conhecida do público.
Isso porque o número de e-commerces, marcas e empresas competindo pela atenção do usuário no mundo virtual está aumentando. Por isso, é fundamental se posicionar e se destacar nesse ambiente, e a pessoa que marcar a mente do prospect da melhor forma “ganha”.
Para isso, é necessária uma estratégia de branding que vá muito além das concessões de preços, presença nas mídias sociais e outras preocupações de marketing.
Se você ainda não entendeu o conceito, confira abaixo os tópicos que preparamos para você e complete a preparação do conteúdo para revolucionar a imagem e o posicionamento da sua empresa.
O que é Branding?
A estratégia de gestão de marketing de projetar uma identidade para uma marca marcar positivamente a mente dos futuros clientes é chamada de branding.
Ou seja, a tecnologia inclui todas as ações que visam marcar o nome da empresa e torná-la reconhecível simbolicamente, seja pela cor, pelo lema ou pelos produtos que oferece.
Os exemplos não faltam: as cores de uma instituição financeira, uma rede de fast-food ou o slogan de uma empresa de refrigerantes, cervejas ou roupas.
Muitas vezes se pensa que o branding só pode ser aplicado a grandes empresas com muitos anos de carreira e experiência de mercado, mas não é bem assim.
Você pode ser um pequeno, médio ou grande empresário. Ao pensar e construir uma estratégia de branding, você conseguirá marcar a mente do seu público-alvo da forma mais prazerosa possível e promover estrategicamente o seu desenvolvimento.
Qual a importância do Branding?
Um dos principais motivos para considerar a importância do branding para sua marca é que ele permite a aproximação entre o público e a empresa.
O ponto chave aqui é a conexão emocional entre a marca e os potenciais clientes, responsáveis por alinhar a missão, valores, presença na web, identidade visual e muitos outros itens e, por fim, aumentar as vendas da marca.
Além disso, qualquer título que existe na memória pessoal já está à frente de muitos concorrentes no mercado justamente porque existe na imaginação de forma ampla quando necessário.
Afinal, se você está procurando um produto para comprar, deve ir diretamente à empresa que ele já conhece, certo? Isso se deve às ações da marca.
Como aplicar o branding na sua empresa?
Já explicamos o que é branding, mas como aplicá-lo dentro de uma empresa? A estratégia pode ser definida por alguns pontos específicos, que são:
- cor;
- slogan;
- entonação de voz;
- personagem.
Ao incorporar esses 4 critérios principais, você poderá formar uma estratégia de marca forte para sua marca. Confira o significado de cada item mencionado abaixo.
Cor
Cada marca tem a sua cor, a questão é: como são escolhidas? Porque? Foi neste estudo que começou a pensar nas marcas.
Uma boa dica para começar sua análise é ler sobre psicologia das cores.
Dessa forma, você começa a construir algumas relações entre o que sua empresa representa, quais cores funcionam melhor para ela e como os personagens veem essa relação.
A entonação de voz
O tom é simplesmente como você escolhe se comunicar com seu público: é informal? formal? Você usa gírias?
Independentemente da resposta, a escolha deve reger todas as suas comunicações, seja em redes sociais, sites, blogs ou newsletters. Portanto, a construção do Branding é sólida, pois onde quer que o público vá, ele sentirá que sua empresa está falando.
O slogan
Um dos principais fatores que marcam a mente do público é a criação de slogans. Uma frase cativante que soa bem quando lida é uma boa jogada.
O poder dessa ação pode até permitir que eles conheçam o slogan e o associem à marca – nem mesmo o nome exato do produto.
O personagem
Para perguntas sobre caráter, pergunte a si mesmo: se sua empresa fosse uma pessoa, como seria sua empresa?
Essa resposta pode levar a vários caminhos, mas esse é exatamente o propósito, fortalecer a marca trazendo características humanas para ela.
Podemos inserir nesse conjunto as crenças, desejos, valores, ideologias, estilo de vida e outras características que compõem uma pessoa. Quanto mais fundo você for, mais chances terá de conquistar a conexão entre seu público e sua marca.
Transforme sua marca com Branding!
Agora que você já entendeu o que é uma marca e como aplicá-la, comece a pesquisar cada item citado e desenvolva sua estratégia. Sem dúvida, você notará uma boa diferença!
Originalmente desenvolvido pela equipe, plataforma e blog da Ideal Marketing, sua empresa precisa gerenciar e aprender mais sobre marketing em um só lugar.