Você certamente já deve ter ouvido falar no famoso umidificador de ar, não é mesmo? São aqueles equipamentos que liberam vapor de água com essência e dão um novo frescor para os ambientes.
Cada vez mais pessoas têm utilizado em escritórios, consultórios e principalmente em casas e apartamentos. Portanto, se você quer comprar um, procure uma boa promoção ou cupom de desconto e melhore o ambiente da sua casa.
Portanto, para você que ainda não tem ou deseja conhecer mais sobre esse aparelho, preparamos o texto a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o umidificador de ar e seus benefícios.
Para que serve o umidificador de ar?
Você sabia que o olfato é um dos sentidos mais aguçados do ser humano? Com isso, é através dele que podemos estimular diferentes sensações e emoções, além de ser bastante importante para amenizar problemas respiratórios.
Por isso, o umidificador de ar serve para melhorar a saúde das pessoas. Principalmente, em locais onde o clima costuma ser mais quente e seco, ou até mesmo em ambientes com uso frequente de ar-condicionado.
Portanto, o umidificador de ar serve para diminuir as condições ruins do ar, ou seja, ele oferece uma melhor respiração. Uma vez que regula a umidade do ar para que os níveis estejam de acordo com as necessidades do corpo humano.
3 tipos de umidificador de ar
Agora que você já sabe o que é e para que serve o umidificador de ar, entenda que existem 3 diferentes tipos desse aparelho. Com isso, confira agora as diferenças entre eles e suas funções.
1- Umidificador de ar quente
O primeiro modelo apresentado é o umidificador de ar quente. Ele geralmente é mais utilizado em ambientes frios, afinal, sua função é liberar ar mais quente. Portanto, não é indicado para as pessoas que possuem problemas alérgicos.
Afinal, o vapor quente liberado pelo umidificador de ar pode gerar uma maior presença de mofo e proliferação de bactérias no ar. Por provocar o aquecimento da água, esse modelo oferece mais perigos, como queimaduras, por isso deve ser manuseado com cuidado.
2- Umidificador de ar frio
O segundo modelo é o oposto do citado anteriormente, por isso, ele tem a função de liberar vapor mais frio para melhor controle da sensação térmica nos ambientes. Até por isso, é o modelo mais utilizado no território brasileiro.
3- Umidificador de ar central
Esse modelo já é bem mais difícil de ser encontrado, já que possui um preço e uma complexidade bem mais elevados. De modo geral, esse tipo de umidificador de ar é acoplado ao sistema de ar-condicionado para diminuir o ar seco desses aparelhos.
Com isso, temos um modelo comumente mais encontrado e utilizado em ambientes empresariais. Ou seja, onde uma boa quantidade de pessoas circulam pelo ambiente e necessitam de um controle maior de umidade e qualidade do ar.
Portanto, se você tem uma grande empresa ou uma sala com diversos colaboradores, adicione um sistema de refrigeração com umidificador de ar para que os problemas respiratórios se tornem menos frequentes pelo uso constante do ar-condicionado.
Benefícios do umidificador de ar
Conhecer os diferentes tipos de umidificador de ar já torna mais claro a série de benefícios que seu uso pode proporcionar às pessoas, certo? De modo geral, o umidificador de ar é excelente para controlar quadros alérgicos e problemas como resfriados e gripes.
Portanto, são ótimos aliados para garantir uma melhora na qualidade de vida e saúde das pessoas. Além disso, ele também pode ser um bom aliado para aumentar a qualidade do sono, principalmente pela diminuição do ronco.
A partir de um ambiente mais úmido também fica evidente a melhora na pele e nos cabelos, afinal, locais mais secos tendem a ressecar o corpo humano. Por fim, o ambiente menos seco também ajuda a aumentar a vida útil de móveis e eletrodomésticos.
Como utilizar o umidificador de ar
Após você encontrar o melhor modelo de umidificador de ar, precisa saber como usá-lo para ter o melhor ganho de qualidade de vida possível. Para isso, há indicações de uso do aparelho em até 5 horas seguidas.
Com isso, ao passar muito desse tempo recomendado o umidificador de ar pode provocar um efeito reverso. Ou seja, diminuir a qualidade do ar através da alta umidade e disseminar o surgimento de mofo.
Por isso, a grande maioria desses aparelhos já possuem um sensor que liga e desliga o equipamento no tempo necessário. Além disso, é muito importante que ele permaneça a uma distância de pelo menos 3 metros das pessoas.
Como limpar o umidificador de ar?
Para que você tenha um bom benefício ao utilizar o umidificador de ar é essencial que tenha cuidado especial com a água utilizada e a frequência da troca. Por isso, use apenas água filtrada, afinal, o vapor que você irá inalar se desenvolve dela.
Além disso, para evitar a proliferação de bactérias o recomendado é que troque a água no máximo a cada dois dias. Caso não use o umidificador de ar com frequência procure colocar a água apenas quando você for usar o aparelho.
Limpar com frequência o equipamento é tão importante quanto trocar a água, por isso, tente também passar um pano limpo com algum produto de limpeza como detergente para tirar possíveis sujeiras que tenham se alocado.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível perceber que o umidificador de ar tem papel fundamental para a manutenção de uma boa qualidade de ar para as pessoas em diversos tipos de ambientes.
Com isso, ele é ideal para quem possui problemas respiratórios ou alérgicos, principalmente para aqueles que moram em locais mais quentes ou secos. O texto apresenta também três modelos diferentes de umidificador de ar.
Portanto, o umidificador de ar quente, frio e central possuem diferentes características mas apresentam os mesmos objetivos de melhorar o ambiente. Além disso, é muito importante trocar a água e limpar o aparelho com frequência.