Se você é do tipo de pessoa que ama plantas decorativas, saiba que vai adorar conhecer as orquídeas mais comuns em nosso país que elencamos em nossa lista!
As orquídeas são adoradas pelos brasileiros e costumam encher os olhos tanto de amadores quanto de colecionadores. Contudo, você conhece quais são os tipos de orquídeas mais comuns no Brasil?
Essa planta possui algumas características bastantes peculiares e podem ser originárias de vários países, como Equador, Colômbia e Argentina. No Brasil, temos mais de 190 espécies de orquídeas catalogadas. Dessa forma, resolvemos falar sobre as principais nesse texto.
Sendo assim, se você quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de orquídeas mais comuns no Brasil, então saiba que está no lugar certo. No texto de hoje, selecionamos as principais plantas encontradas em nosso país e as suas características.
Portanto, para conhecê-las, leia o texto até o final e saiba mais!
6 Tipos de orquídeas mais comuns no Brasil
Como dito anteriormente, no país, existem cerca de 190 espécies de orquídeas catalogadas. Cada uma delas possui uma beleza única e exuberante, responsável por chamar atenção até mesmo daquelas pessoas que não a conhecem.
Portanto, ainda que você não seja um amante das plantas, fique sabendo que as orquídeas irão conquistar o seu coração e fazer com que você deseje cultivá-las em sua casa.
Sendo assim, para esclarecer os nossos leitores acerca dos tipos de orquídeas mais comuns no Brasil, reunimos as principais espécies cultivadas aqui em terras Tupiniquins.
Veja abaixo:
1- Cattleya
A Cattleya é, de acordo com estudos, a orquídea mais comum e abundante em nosso país.
Essa espécie pode ser facilmente reconhecida por qualquer pessoa graças as suas flores vistosas de grandes, com coloração avermelhada.
Porém, é importante esclarecer que ela também possui uma grande variedade de espécies, ou seja, você pode encontrar Cattleyas com diferentes cores e formatos.
2- Phalaenopsis
Dando continuidade a nossa lista com os tipos de orquídeas mas com os no Brasil, não podíamos deixar de falar da Phalaenopsis. Ela é a mais conhecida e cultivada da nossa lista. Sendo assim, provavelmente você já a viu em algum lugar.
Uma de suas principais características é justamente a possibilidade de se adaptar a praticamente qualquer ambiente, desde ambientes internos com pouca luz até ambientes externos com abundância de iluminação.
Ela costuma florescer diversas vezes ao longo do ano e pode se manter assim por cerca de três meses. Portanto, se você quer uma planta decorativa fácil de lidar, vale a pena conhecer a Phalaenopsis.
3- Dendrobium
A Dendrobium é uma orquídea originária do Sudeste Asiático. Contudo, existem algumas espécies totalmente brasileiras, como é o caso da Dendrobium Bigibbum.
Também é uma opção bastante fácil de cultivar e é geralmente encontrada nas árvores. Sendo assim, você pode amarrar ela em troncos ou até mesmo em superfícies irregulares.
O seu formato cônico, com pétalas na cor violeta, chama a atenção de qualquer pessoa que passe os olhos por ela.
4- Oncidium
Oncidium é uma espécie de orquídea que é nativa das regiões tropicais e subtropicais da América do Sul, América Central e Caribe. É uma das espécies mais populares de orquídeas no Brasil.
A orquídea Oncidium é amplamente cultivada, devido às suas flores atraentes e sua adaptabilidade.
As suas flores são muito distintas e atraentes, com pétalas em forma de asa e um labelo grande e vistoso.
Elas podem ser encontradas em uma ampla variedade de cores, incluindo amarelo, laranja, rosa, vermelho e marrom. Algumas espécies de oncidium também produzem um aroma doce e agradável.
O oncidium é uma planta de crescimento epífita, o que significa que ela cresce em outras plantas, como árvores, mas não é parasita. Ela usa as árvores como suporte, mas não retira nutrientes delas.
Por isso, muitos brasileiros optam por cultivar essa planta especialmente em áreas rurais.
5- Epidendrum
A Epidendrum é uma espécie de orquídea que é nativa das regiões tropicais e subtropicais das Américas. Ela é uma das espécies mais fáceis de cultivar, e é uma boa escolha para iniciantes que estão começando a cultivar orquídeas.
As flores da Epidendrum são pequenas, mas ainda assim muito bonitas, e podem ser encontradas em uma variedade de cores, incluindo branco, rosa, vermelho, amarelo e laranja.
Elas crescem em hastes longas e podem florescer durante todo o ano, tornando a planta uma escolha popular para jardins e decoração de interiores.
6- Paphiopedilum
A Paphiopedilum também está na nossa lista com os tipos de orquídeas mais comuns no Brasil. Contudo, ela se difere das demais devido a suas características, como a flor.
Isso porque ela possui uma coloração branca com pequenos pontos lilás. Além disso, a flor é composta por 3 pétalas ao redor do caule e uma espécie de “bolsa” no centro.
Esse tipo de orquídea cresce com facilidade e prefere regiões onde a luz é abundante.
7- Miltonia
Por fim, a última orquídea da nossa lista com os tipos de orquídeas mais comuns no Brasil fica por conta da Miltonia.
Essa planta é bastante comum na região Nordeste do país e se adapta às regiões com clima árido e quente.
O período de floração da Miltonia pode chegar a 60 dias e as suas flores podem medir até 12 cm.
Elas geralmente têm cores vibrantes e apresentam diferentes combinações de tons, como rosa, roxo, vermelho, amarelo e branco.
Conclusão
Diante de tudo que vimos ao longo do texto, foi possível perceber que o Brasil é um país privilegiado em relação a sua flora, sendo detentor de mais de 190 espécies de orquídeas.
Além disso, essas plantas são extremamente simples de serem cuidadas e possuem uma capacidade de adaptação muito forte, de modo a serem cultivadas em praticamente qualquer ambiente.
Sendo assim, se você gosta de plantas decorativas e quer ter em casa uma espécie capaz de chamar atenção de qualquer pessoa que visite a sua residência, vale a pena plantar e cultivar as orquídeas.