Quais as idades para cadeirinhas? Bebês de 0 a 1 ano de idade devem ser transportados em bebê conforto. Já crianças com 1 a 4 anos de idade devem ser levadas na cadeirinha. E quando a criança tiver mais de 4 anos até 7 anos e meio o dispositivo certo é o assento elevado.
A resolução 819 do Contran publicada no ano de 2021 alterou algumas regras sobre o transporte de crianças em veículos no Brasil. Além disso, estabelece multa e perda de pontos na carteira de motorista para quem não cumprir a legislação.
É importante destacar ainda que o uso do dispositivo de transporte correto em cada faixa etária protege a segurança e a saúde das crianças. Afinal, a cadeirinha de transporte no carro existe para diminuir o risco de ferimentos graves e de morte durante acidentes de trânsito.
Conheça as idades para cadeirinhas
A cadeirinha é o item de segurança obrigatório para pais que possuem filhos de determinada faixa etárias, confira:
- Bebê conforto: 0 a 1 ano de idade;
- Cadeirinha: 1 a 4 anos de idade;
- Assento elevado: 4 a 7 anos e meio.
Além da idade, os pais também devem observar o peso e altura da criança. Porque o bebê conforto deve ser utilizado por bebês com até 13 Kg. Já a cadeirinha é para crianças de 9 a 18 Kg dentro da faixa etária mencionada.
Por sua vez, crianças que não atingirem 1,45 de altura e pesam entre 15 e 36 kg, devem utilizar o assento elevado. Mesmo que tenham mais de 7 anos e meio de idade.
Vale lembrar que antes da Resolução 819 do Contran, a idade para o uso obrigatório do assento elevado era de 4 a 7 anos. Mas esse foi um dos detalhes mais importantes que a nova legislação em vigor desde 2021 modificou.
As idades para cadeirinhas: conheço melhor cada equipamento
O bebê conforto é um dispositivo que tem forma de concha e é perfeito para proteger o bebê desde o nascimento. Além disso, ele precisa ser instalado de costas para o banco da frente e manter uma posição inclinada em 45º.
Já a cadeirinha é instalada de frente para o tráfego de veículos, e fica em posição vertical para acomodar a criança sentada. Além disso, esse dispositivo vem com cinto de segurança de cinco pontos, que é igual aos utilizados em carros de corrida.
O assento elevado, por sua vez, tem um objetivo de acomodar a criança sentada. Mais, de forma mais elevada em relação aos bancos, para que ela fique na altura em que cinto de segurança eficaz para proteger de colisões em acidentes.
Quando meu filho pode viajar no banco da frente?
As idades para cadeirinhas não são a única norma sobre o transporte de crianças que os pais precisam observar. Pois, a legislação de trânsito também determina que as crianças devem ter 10 anos completos para viajar no banco da frente.
Já para usar o cinto de segurança e viajar no banco de trás sem assento elevado, é preciso ter mais de 7 anos e meio. E ter altura mínima de 1,45 e peso igual ou superior a 36 kg.
Conclusão
A Organização Mundial de Saúde – OMS afirma que usar a cadeirinha diminui até 70% o risco de morte de crianças em acidentes de trânsito. Portanto, é um equipamento indispensável e que protege o bem mais precioso da criança, a vida.
Ainda tem dúvida sobre as idades para cadeirinhas? Comente!