De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de carros elétricos alcançaram recorde em 2023, totalizando 93.927 unidades, número que corresponde a um aumento de 91% na comparação com 2022, quando foram computados 49.245 veículos vendidos.
A maior presença desse tipo de automóvel no mercado faz com que as seguradoras tenham que se reinventar, no que diz respeito à oferta de produtos e serviços que atendam aos proprietários desses carros.
Neste contexto, o seguro auto para carro elétrico aparece como uma alternativa que cai como uma luva para pessoas que optam por investir nesse tipo de veículo. Confira na sequência mais detalhes sobre essa modalidade de seguro auto!
Como funciona o seguro para carro elétrico?
No que diz respeito aos itens mais comuns disponibilizados pelas seguradoras, o tipo de contrato não se altera tanto, inclusive, o segurado continua tendo direito aos seguintes itens:
- Roubo e furto;
- Incêndio, alagamento e fenômenos da natureza;
- Acidentes com indenização parcial ou integral;
- Assistência para danos materiais e corporais para terceiros;
- Atendimento 24 horas, por meio da oferta dos serviços de reboque, chaveiro e auxílio eletromecânico;
- Cobertura para danos morais;
- Carro reserva.
Por outro lado, para atender especificamente às necessidades dos veículos elétricos, as seguradoras disponibilizam os seguintes serviços para o segurado:
- Cobertura para cabos de carregamento;
- Assistência em casos de falta de bateria ou carga;
- Oficinas especializadas em carros elétrico;
- Bases de recarga gratuita nos centros automotivos das seguradoras;
- Cobertura para tomadas fornecedoras de energia, que são conhecidas como Wallbox.
Essas vantagens podem fazer uma diferença significativa para quem é proprietário de um carro elétrico.
O seguro para carro elétrico é caro?
Atualmente, não existem parâmetros no mercado que demonstrem uma oscilação para mais em relação ao valor do contrato de seguro, considerando se o automóvel é movido a combustível ou eletricidade.
Neste contexto, ainda vão continuar entrando como critérios de análise itens como perfil do condutor, para qual fim o carro é usado, entre outros aspectos.
Entretanto, é importante ressaltar que, como o carro elétrico é um item com reduzido grau de popularidade no setor automotivo, ele ainda é um item mais caro, fato que pode influenciar no valor da apólice de seguro.
Quais as vantagens de ter um carro elétrico?
Embora sejam carros com custo mais elevado, os carros elétricos oferecem alguns benefícios interessantes para o público. Conheça alguns deles!
- Menor volume de emissões de carbono na atmosfera;
- De acordo com especialistas, a manutenção pode ser até 80% mais barata;
- O gasto com abastecimento pode ser até 80% menor;
- O motor é silencioso em função da inclusão dos Sistemas Acústico de Alerta Veicular (AVAS), que existem para evitar acidentes com pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência.
Vale a pena investir em um seguro para carro elétrico?
Considerando as necessidades específicas desse tipo de carro e os prejuízos que o motorista pode ter em casos de colisão, a resposta é sim.
Além de evitar prejuízos, as seguradoras oferecem todo o apoio à pessoa para que ela tenha o menor impacto emocional possível, considerando que sinistros geram situações de muito estresse e desconforto.
Em meio a esse cenário, nada melhor do que contar com profissionais especializados para assistir o segurado no momento que ele mais precisa.