A Black Friday já é uma tradição que se realiza todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro, conhecida como um dia em que grandes descontos nos produtos black friday, tanto em lojas físicas quanto online, são feitos. O termo começou a ser usado na Filadélfia de 1961, onde o evento ganhou esse nome devido ao caos que se gerou nas ruas por causa do número de pessoas que, em busca das reduções de preços, saíam de casa.
Esta sexta-feira especial é um grande dia para todos os fãs de compras com bom preço. Smart TV, produtos de informática, milhares de smartphones e muitíssima tecnologia têm descontos para lá de interessantes nas principais lojas. Quais serão as ofertas durante este dia, antes e depois da Black Friday, como todos os anos só se saberão poucas semanas antes, embora se possa ter uma ideia de quais produtos terão uma significativa queda. No segmento tablets e celulares, marcas como Samsung, Apple, Motorola, Huawei e Xiaomi possivelmente serão as que apresentaram, no final da Black Friday, os melhores números.
Grandes descontos em computação e som
Já em computação e jogos, empresas como Logitech, Razer ou Corsair conquistaram certamente muitos compradores, pois como sempre acontece, haverá grandes descontos em todos seus produtos de alta qualidade. Para aqueles que adoram alto-falantes e fones de ouvido, no quesito som, tanto JBL, Sony e outras marcas de ponta como Sonos, Denon ou Bose estão já esfregando as mãos, pelo que surpreenderam com preços ótimos.
As melhores oportunidades na Black Friday também costumam ser as mais raras, é limitado o estoque dos produtos e por isso rapidamente se esgotam. É difícil saber ao certo quanto tempo manterão as lojas os preços com descontos aplicados, mas a verdade é que nos dias anteriores a maioria dos grandes armazéns e lojas publicarão as suas intenções e grande parte das suas ofertas para que assim as pessoas possam entrar no jogo.
Mesmo que no tempo atual a Black Friday tenha começado como um dia de ofertas de tecnologia e informática, a realidade é que muitos outros setores, como o têxtil, hoje aderiram às vendas. Portanto, dependendo do tipo de produto e das lojas procuradas, se pode esperar descontos maiores ou menores. As últimas novidades não costumam receber muitos descontos, mas é verdade que algumas lojas oferecem ofertas exclusivas que incluem um acessório ou similar, e é nos produtos que já estão no mercado há algum tempo que se pode esperar descontos maiores.

Black Friday no Brasil e mais setores aderindo
Mais setores e lojas aderem às ofertas da Black Friday a cada ano, e 2024 não será diferente no Brasil. Já não é mais um dia de vendas de tecnologia e eletrônica, também é de equipamento esportivo, vestuário, música, livros, filmes, decoração e mobiliário, viagens e férias e até automóveis e setores mais díspares. Praticamente todas as lojas estarão presentes de uma ou outra forma. Este dia é convite para renovar os produtos tecnológicos, a melhor altura do ano para comprar finalmente aquela televisão grande para a sala ou esse aspirador robô que tanto se deseja. Um bom momento para comprar presentes de Natal e economizar muito, e ainda por cima evitar filas, contratempos e ficar tranquilo.
Para ter presente antes de comprar
Assim como acontece em cada uma das épocas de saldos do ano, como Dias das Mães ou Natal, a grande maioria das lojas reduz preços em quase todas suas vitrines, sejam estas físicas ou virtuais. Certifique-se sempre de que a oferta seja realmente uma oferta. Pode acontecer que às vezes, com maior ou menor antecipação e sucesso, alguns aumentem o preço dos seus produtos dias antes para depois ‘enganar’ os clientes oferecendo um desconto maior que é suposto.
Ferramentas para acompanhar os preços
Nem tudo o que reluz é ouro, mesmo que durante a Black Friday tudo pareça uma pechincha, já que esta não é a primeira vez que decidem aumentar os preços nos dias anteriores algumas empresas para que, infelizmente, a redução pareça maior mais tarde. Portanto, não custa nada acompanhar a evolução dos preços dos produtos do seu interesse com ferramentas diversas como o Google Shopping – ferramenta do Google que funciona para qualquer produto e loja -. Basta pesquisar um produto no Google Shopping para ver, em centenas de lojas, os resultados com seus preços e assim encontrar em segundos o melhor valor.
Atenção às letras pequenas e preços suspeitos
Sempre veja as letras pequenas, não é uma má ideia verificar as letras miúdas do que se está comprando. Isto se traduz em certificar-se de que o preço final está com portes de envio e impostos já incluídos, que tem garantia o produto, se devoluções são aceites e mais. Preços muito baixos são para suspeitar um pouco. Todo mundo sabe quais são as lojas conhecidas e por isso confia nelas. Mas podem surgir lojas online novas durante os dias de vendas da Black Friday que querem também aproveitar o momento. Buscar os preços mais baixos possíveis pode até turvar a visão e confundir golpe com oferta às vezes. Daí que se vir preços bem baixos e suspeitos, desconfie primeiro e descubra logo se é confiável a loja ou não.