Se você está em busca de um financiamento imobiliário, é importante entender as diferenças entre a Tabela SAC e Price. Ambas têm vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá das suas necessidades e condições financeiras.
Enquanto uma das opções tem parcelas fixas ao longo do tempo, a outra conta com parcelas decrescentes, que acompanham a redução do saldo devedor. Apesar de parecer simples escolher entre essas opções de financiamento, conhecer e analisar as possibilidades é sempre uma excelente ideia.
Para facilitar o processo de decisão, vamos mostrar as características, diferenças, vantagens, riscos e uma explicação sobre qual é o melhor sistema de amortização. Boa leitura!
Como funciona o financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário é um serviço oferecido por bancos e instituições financeiras que permite ao comprador adquirir um imóvel pagando parcelas mensais com juros. Dessa forma, é possível realizar a compra mesmo sem ter todo o valor à vista.
O pagamento ocorre com a facilidade de parcelas e a segurança de ter um bem imóvel como investimento, além de ser uma ótima opção para quem busca estabilidade e segurança em relação à moradia.
No entanto, é importante avaliar bem as condições oferecidas pelo banco ou instituição financeira antes de fechar qualquer contrato, o que pode ser feito com o devido conhecimento sobre os sistemas de financiamento de imóvel disponibilizados pelas instituições.
O que é a Tabela Price?
A Tabela Price é um método utilizado para o cálculo de parcelas de financiamentos ou empréstimos com prestações fixas. Ela é composta por uma série de fatores, como o valor do empréstimo, a taxa de juros, o prazo de pagamento e o sistema de amortização.
Nesse tipo de financiamento, as parcelas começam mais baixas em relação ao SAC e são fixas durante todo o período de financiamento. Dessa forma, fica mais fácil se organizar financeiramente, sem surpresas em relação ao valor das prestações.
Em relação aos cálculos desse sistema, a Tabela Price funciona com base em juros compostos, ou seja, as taxas de cobrança de juros são incorporadas sobre as outras ao longo do tempo, resultando em um valor final maior que o valor original do imóvel.
Essa é uma das alternativas mais previsíveis de financiamento, mas que costuma ter maior cobrança de juros. Sendo assim, para evitar surpresas, sempre verifique as cláusulas contratuais com cuidado e tire todas as dúvidas antes de assinar o contrato.
O que é o Sistema de Amortização Constante (Tabela SAC)?
A Tabela SAC, ou Sistema de Amortização Constante, é outro tipo de tabela utilizada em financiamentos imobiliários. Nessa modalidade, o valor total do financiamento é menor, e as parcelas mensais ficam cada vez mais baixas.
Nesse sistema, as prestações são compostas por uma parcela de juros e outra de amortização, sendo que a parcela de amortização é constante ao longo do tempo. Isso significa que as parcelas iniciais são maiores em relação às parcelas finais.
Para calcular a Tabela SAC, é necessário dividir o valor do empréstimo pela quantidade de prestações e, em seguida, subtrair a taxa de juros do valor da prestação em cada mês. O valor final da prestação é obtido somando o valor da amortização (parte do empréstimo que é paga a cada mês) com o valor dos juros.
A Tabela SAC funciona como uma forma de calcular o valor das prestações e a quantidade de juros a serem pagos em cada uma delas. No entanto, as parcelas iniciais acabam sendo mais altas, de forma que não é um tipo de financiamento acessível para todas as pessoas.
Quais as vantagens e riscos desses sistemas?
Tanto a Tabela Price quanto o Sistema de Amortização Constante são muito utilizados no mercado financeiro e em empresas diversas, que precisam facilitar o pagamento de empréstimos e financiamentos.
A principal vantagem da Tabela Price é a parcela fixa durante todo o período do financiamento, o que facilita o planejamento financeiro. Já na Tabela SAC, o fato de as parcelas diminuírem ao longo do tempo pode beneficiar quem tem maior capacidade de pagamento no início do financiamento.
Há ainda uma desvantagem da Tabela Price: ela apresenta um valor total de juros mais elevado em comparação à Tabela SAC. Além disso, a Tabela Price pode gerar uma dívida residual ao final do financiamento. Já a Tabela SAC pode demandar um maior planejamento financeiro no início, pois as parcelas são maiores.
Por esse motivo, é importante avaliar as vantagens e os riscos de cada sistema, de acordo com as necessidades e possibilidades no momento de contratar e até para o futuro, o que pode ser feito com um bom planejamento financeiro.
Qual o melhor sistema de amortização?
O melhor sistema de amortização é aquele que atende melhor o perfil e as necessidades de cada pessoa. Ou seja, na hora de escolher entre as opções, o que conta mais pontos são os benefícios do tipo de financiamento para o momento financeiro e de vida de quem vai assumir os pagamentos.
A Tabela SAC, por exemplo, costuma ser escolhida por sua simplicidade e transparência na amortização do saldo devedor, além de permitir uma redução mais rápida das parcelas. Já a Tabela Price é uma opção interessante para quem busca parcelas fixas, mesmo que o valor dos juros pagos ao longo do tempo aumentem.
Entender as diferenças entre Tabela Price e SAC é importante para avaliar qual sistema é mais adequado para as suas necessidades e expectativas da melhor maneira. Consultar uma empresa especializada pode ajudar a tomar a melhor decisão.