O Brasil conta com muitos inadimplentes que não conseguem pagar o que devem. Por isso, se você está nesse grupo e não quer mais ter restrições, é fundamental compreender como sair das dívidas para ter uma vida tranquila e um bom relacionamento com todas as instituições com que possui conexão.
Ter controle de seu próprio dinheiro possibilita que você tenha menos dores de cabeça em sua rotina, principalmente por não lidar mais com cobranças constantes por e-mail ou, até mesmo, por WhatsApp. Confira mais a seguir!
Qual a importância de manter o nome limpo e evitar dívidas?
Ao manter o seu nome regular, os bancos e demais instituições financeiras compreendem que o seu perfil é o de um bom pagador, que quita débitos no prazo e evita ficar endividado.
Assim, a forma mais adequada de não ficar no vermelho é não gastar mais do que pode, comprar somente o que for necessário e ter controle do salário. Saiba quais são os benefícios de permanecer no verde:
- Taxas de juros mais atraentes;
- Praticidade em conquistar um bom crédito;
- Diferentes opções de cartões de crédito;
- Pouca burocracia para conquistar crédito;
- O mercado confia mais em você.
Aprender a como sair das dívidas não é um processo complexo, porém, necessita de controle e estudo das suas finanças para ter conhecimento a respeito do valor que você pode gastar, e analisar se vale ou não a pena abrir mão de valores que poderiam ser investidos para outras finalidades.
14 Dicas valiosas de como sair das dívidas e organizar as suas finanças
Há métodos básicos, mas eficientes, que auxiliam você e muitas pessoas a organizarem a vida financeira. É fundamental aprender como se livrar das dívidas para não receber mais cobranças dos birôs de crédito ou das próprias empresas.
As instituições financeiras contam com equipes voltadas exclusivamente à resolução de dívidas, portanto, os telefonemas incessantes e e-mails frequentes em sua caixa de entrada são contatos para lembrá-lo da importância de quitar o que deve e não ter o caso enviado ao setor jurídico.
Veja a seguir dicas valiosas que vão te ajudar a ficar no verde. Veja:
1. Organize suas finanças em uma planilha
Para você ter total controle de sua vida financeira, faça uma planilha com todas as contas da casa. Ao montá-la, você descobrirá o quanto gasta por mês, quanto sobra para lazer, compras alimentares e saúde, além de analisar se existe um saldo extra para ser investido.
A planilha pode ser desenvolvida no Excel ou através das ferramentas disponibilizadas pelo Google, as quais são mais adequadas, pois os dados permanecem salvos sem que você precise salvar manualmente para mantê-los seguros no seu computador ou celular.
2. Consulte a situação do seu CPF nos birôs de crédito
Os birôs de crédito disponibilizam informações a respeito do seu CPF, após realizar o seu cadastro em seu site. Em instantes, você verificará dados completos sobre possíveis dívidas negativadas, os valores e as oportunidades de quitar o que permanece em aberto.
3. Negocie suas dívidas com os credores
Em sua consulta pelos birôs de crédito, se você verificar que o seu nome está sujo, analise as opções para quitar e quais as possibilidades de pagamentos à vista, parcelamento ou Pix.
Ou, você pode entrar em contato diretamente com os credores para tentar uma renegociação. Considere apenas as proposta que caiba no seu orçamento, afinal a intenção é quitar essas dívidas e sair do vermelho, além de limpar o seu nome.
4. Aproveite os feirões de negociação de dívidas
Regularmente, são feitos feirões para negociar as dívidas que você tem, portanto, frequente-os quando estiverem disponíveis em sua cidade. E, mesmo que os feirões não estejam em seu município, é possível verificar os descontos diretamente pelos sites e quitar o que deve.
Um feirão muito famoso é o da Serasa, em que você pode encontrar ofertas exclusivas com até 90% de desconto de suas dívidas e condições atrativas. Veja aqui tudo sobre o Feirão Serasa Limpa Nome e aproveite!
5. Monte um planejamento financeiro com metas
Para que seu dinheiro seja usado com sabedoria, construa metas que precisam ser alcançadas ao longo dos meses. Não é necessário abrir mão de comprar o que gosta, mas é fundamental guardar um valor significativo, que possa ser usado para ajudar na aquisição do seu carro dos sonhos ou no apartamento que deseja.
6. Priorize as contas com juros altos
Priorize pelas contas com juros elevados, como acontece com os empréstimos pessoais. Esse tipo de crédito possui um custo elevado e precisa ser quitado no tempo certo para que você não arque com gastos maiores no futuro, por exemplo.
7. Evite contrair novas dívidas
O controle de suas despesas mensais precisa ser feito como forma de evitar que você contraia pendências maiores do que pode pagar. Evite comprar mais do que pode e use a planilha para acompanhar todos os seus gastos.
8. Corte gastos desnecessários
Durante a elaboração do seu Excel e a colocação de todas as suas contas, você descobre o que está com gasto excessivo e pode cortá-lo para não perder dinheiro que pode ser investido em carteiras ou poupança, por exemplo. Dessa forma, você consegue manter um bom controle e investir o seu dinheiro em algo realmente necessário.
9. Cumpra com os acordos
Após você se comprometer a pagar sua dívida, os credores entendem que terão o dinheiro de volta no tempo contratado. Dessa forma, é fundamental cumprir com os seus acordos até concluir os débitos e ficar novamente com o nome limpo. Assim, você consegue melhorar seu relacionamento com os credores, o que pode ajudar futuramente na obtenção de crédito.
10. Priorize pagar as contas até a data de vencimento
O ideal é pagar por suas contas até o período de vencimento, mas se houver possibilidade, faça-o bem antes do prazo. Isso mostra aos bancos e outras empresas que você é uma pessoa responsável e tem um controle melhor de seus gastos. Além disso, pode contribuir para melhora do seu score de crédito.
11. Se necessário, busque por uma renda extra
Se você estiver com problemas em sua renda única, pois não consegue fazê-la durar o mês inteiro, considere uma renda extra com trabalhos freelancers. Com o dinheiro que entra, você tem mais controle em sua rotina financeira e o usa em momentos de extrema necessidade.
12. Sempre pesquise preços antes de comprar
Por mais que comprar seja realmente muito bom, pesquise entre os preços e realize comparativos para entender em qual loja o produto desejado está mais em conta. Ao encontrá-lo por valores mais baixos e em um local seguro, efetue a sua compra e economize mais.
13. Estude sobre finanças
Estudar sobre finanças é um processo fundamental para todas as pessoas que querem ter controle íntegro sobre o dinheiro e garantir que ele dure todo o mês. Se você tem muitos problemas para manter qualquer valor disponível, o ideal é aprender como controlar os gastos para usar o dinheiro adequadamente.
O mais adequado e recomendado é fazer a leitura de livros ou assistir vídeos para adquirir um conhecimento mais abrangente sobre o mundo financeiro e como você pode usar o dinheiro a seu favor.
14. Planeje fazer uma reserva de emergência
A reserva emergencial possibilita que, em casos muito específicos, você utilize a quantia para resolver qualquer problema que tenha surgido, prevenindo que você faça a retirada de um valor da sua conta pessoal para esta demanda que surgiu.
Sem o dinheiro extra, você gasta mais do que deveria em urgências e não recupera o dinheiro. Para não lidar com um problema como este, monte a sua reserva e coloque mensalmente uma quantia simbólica para movimentar a conta.
Através destes métodos, você tem a segurança de que o seu dinheiro permanece funcional por mais tempo e não precisa se preocupar com o final do mês, pois você conseguiu controlar as suas finanças e sabe como usá-las adequadamente. Entendeu como sair das dívidas? Então, compartilhe esse artigo com seus amigos e ajude eles também a controlar suas finanças!