Surpreendendo traders e especialistas, o Bitcoin rompeu linhas de suporte importantes, retomando sua tendência de alta. Veja o que esperar do criptoativo nos próximos meses
O mês de outubro foi extremamente positivo para o Bitcoin, registrando uma valorização de cerca de 29%. Já apelidado de “Uptober”, uma junção das palavras “alta” e “outubro” em inglês, haja visto seu histórico com o registro de seguidas valorizações ao longo dos anos, em 2023 o mês seguiu a tendência e apresentou forte valorização.
Segundo o boletim informativo semanal “The Week On-Chain”, divulgado em 24 de outubro pela Glassnode, o período estabeleceu as bases para a retomada do crescimento da moeda em 2023. Isso porque, ao final do mês de outubro, o bitcoin era cotado nas exchanges de criptomoedas em mais de 35 mil dólares, o que levou a criptomoeda mais valorizada do mercado a romper linhas de tendências importantes, em um momento em que havia pouca expectativa por parte dos traders de que a moeda superasse essa marca.
Dentre as linhas, destacam-se as médias móveis, incluindo a média móvel simples. Esta última estava situada em 200 semanas, fixada no nível de 28 mil dólares, representando uma linha considerada como suporte para o mercado de baixa. Após um mês marcado por significativas altas, o ativo demonstrou vigor ao romper de maneira convincente as médias de 111 dias, 200 dias e 200 semanas.
O que esperar do bitcoin nos próximos meses?
De acordo com especialistas, dado o rompimento das linhas de suporte, a expectativa é de que o ativo se mantenha em um viés de alta nos últimos dois meses do ano, seguindo inclusive a tendência do que foi 2023 até aqui.
Para além de 2023, o próximo ano também traz consigo boas expectativas, especialmente pelo evento de halving que deve acontecer ainda na primeira metade de 2024.
Expectativa pelo próximo Halving
O halving é um evento programado que ocorre quando 210.000 blocos são gerados na blockchain do Bitcoin. Ele é fundamental para manter a criptomoeda valorizada e com sua emissão controlada. O evento consiste na redução pela metade da recompensa paga aos mineradores. Na prática, isso significa que a cada halving, a quantidade de moedas emitidas no processo de mineração é reduzida pela metade, aumentando a escassez e valorizando o ativo.
De acordo com especialistas, o evento deve ocorrer em meados de abril do próximo ano, e esse acontecimento pode levar a criptomoeda a atingir suas máximas históricas.
As expectativas para o bitcoin são positivas, o que torna este momento muito oportuno para realizar investimentos neste ativo digital.