Programa de benefício flexível é um dos segredos das empresas atentas à qualidade de vida dos colaboradores. Para minimizar os possíveis erros de implementação, é fundamental que tanto empregadores quanto funcionários saibam como funcionam as vantagens corporativas específicas. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre benefícios flexíveis!
O que é benefício flexível?
Benefícios flexíveis são as vantagens trabalhistas adicionais concedidas de maneira opcional ao funcionário. O colaborador tem autonomia para escolher as opções que preferir, personalizando seu plano de benefícios extras.
Essa política empresarial está diretamente ligada à promoção de maior qualidade de vida dos funcionários. Afinal, a flexibilização é uma das principais estratégias utilizadas pela gestão de recursos humanos para garantir motivação profissional.
Vale ressaltar que as facilidades flexíveis não substituem os direitos obrigatórios determinados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Assim, não há motivos para o funcionário se preocupar quanto a isso.
Como funcionam os benefícios flexíveis?
Por meio da elaboração de programas alinhados às regras das convenções coletivas, o empregador oferece algumas possibilidades ao funcionário, que poderá escolher os benefícios mais compatíveis com seu estilo de vida. O artigo 468 da CLT determina que, uma vez concedidos os benefícios, o empregador não poderá retirá-los ou diminuí-los, pois é “vedada a inalterabilidade contratual lesiva” ao funcionário.
Além disso, as vantagens corporativas adicionais não possuem natureza salarial e não podem ser consideradas remuneração financeira do trabalhador. Portanto, não incidem encargos trabalhistas nem tributação previdenciária sobre os benefícios flexíveis.
Exemplos de benefícios flexíveis
Existem diversos tipos de vantagens corporativas, sendo que as mais frequentes são aquelas vinculadas a créditos em vales específicos ou em plataformas de serviços de bem-estar. Alguns exemplos são:
- Vale-refeição
- Vale-alimentação
- Vale-cultura
- Vale-transporte
- Auxílio-combustível
- Bolsas de estudos
- Previdência privada
- Créditos em plataformas de psicoterapia
- Participação em convênios de academias.
Os empregadores também têm liberdade para oferecer benefícios aos dependentes dos trabalhadores. Por exemplo, muitas empresas oferecem:
- Auxílio para compra de material escolar
- Auxílio para terapia e tratamento médico de crianças com deficiência
- Auxílio-creche.
Recentemente, muitos empregadores também estão adotando o uso de cartões multibenefícios, por meio dos quais o colaborador poderá ter acesso a diferentes tipos de facilidades. Algumas instituições financeiras firmam parcerias com as empresas para fornecer, além da conta-salário e cartão de crédito para os funcionários, também o cartão multibenefícios.
No entanto, diante de inúmeras possibilidades de benefícios, as empresas contratantes precisam prestar atenção a um detalhe importante: os benefícios devem ser sempre oferecidos de forma igualitária aos funcionários. Além disso, eventuais mudanças devem ser sinalizadas com antecedência.
Se possível, recomenda-se realizar pesquisas de opiniões sobre a troca das facilidades para que os colaboradores não se sintam desmotivados. Uma vez tomados os devidos cuidados regulatórios, tanto a empresa quanto o funcionário obterão inúmeras vantagens!
Vantagens do modelo de benefício flexível?
A concessão de benefícios flexíveis faz parte do conceito de employee experience (EX), que pode ser traduzido como “experiência do empregado”. Trata-se de uma abordagem corporativa focada em promover melhores condições de trabalho para seus funcionários.
Ao tornar-se mais saudável, o colaborador aumenta seu empenho profissional. Como consequência, todos ganham: o funcionário garante melhor qualidade de vida e a empresa se beneficia de maior produtividade e engajamento corporativo.
Nesse cenário, as porcentagens de retenção de funcionários se elevam, representando menos gastos empresariais com processos seletivos e treinamento de novos funcionários. Bons programas de benefícios garantem alta popularidade das empresas nos processos de recrutamento.
Afinal, na hora de se candidatar, muitos concorrentes dão preferência aos contratantes que garantem melhores benefícios. Assim, tendo em vista todos os aspectos positivos da flexibilização, as vantagens trabalhistas adicionais se tornarão realidade para um número cada vez maior de brasileiros.