Está planejando reformar a sua cozinha e trazer mais funcionalidade e praticidade, mas está morando no local? Saiba que é possível passar pela reforma sem tantos perrengues.
Reformar uma cozinha usando o cômodo é um processo que precisa ser feito por etapas. Além disso, é o momento ideal para colocar os armários planejados, instalar o forno elétrico dos sonhos e usar soluções criativas, como revestimentos alternativos e pinturas nos armários.
Dicas para o dia a dia durante o período da reforma
É desafiador sobreviver a uma reforma da cozinha morando dentro de casa, afinal de contas, as refeições precisam continuar sendo feitas, a geladeira precisa preservar os alimentos e a estrutura precisa ser minimamente mantida. Veja algumas dicas de como tornar esse período mais fácil.
Organize as etapas da obra
Nem sempre é fácil pensar no processo durante uma reforma, mas para garantir que a família fique bem abastecida, vale avaliar as etapas da obra antes de iniciar. Isso vai ajudar na organização durante a reforma.
Por exemplo, se você sabe que a reforma será iniciada pelo lado da pia e do fogão, pode preparar uma quantidade maior de marmitas para toda a família e congelar pelo período em que essa área ficará desativada. Dessa forma, todos ficarão bem abastecidos e você vai evitar dores de cabeça.
Preveja áreas indisponíveis temporariamente
Durante uma reforma, é normal que algumas áreas fiquem interditadas e isso influencia até na fiação quando há instalação elétrica de eletrodomésticos, como fornos elétricos, por exemplo. Por isso que o planejamento é importante, permitindo se antecipar e evitar problemas.
Por exemplo, se a cozinha for ficar sem luz, você poderá transferir a geladeira para outro lugar da casa, como a sala, para evitar o descongelamento dos alimentos. Também poderá colocar o fogão em outro cômodo, como a área de serviço, para garantir o preparo dos alimentos.
Mantenha os utensílios essenciais visíveis
Reúna os utensílios que você mais utiliza na cozinha e organize em uma caixa organizadora, assim, é possível evitar estresse na hora do preparo. Você também pode reunir pratos, vasilhas como frigideira e chaleira, facas, colheres, pratos, copos, jarras, coador de café, abridor de lata, tábua e outros.
Transfira a cozinha para outro local provisório
Se for necessário, esteja pronto para mover a cozinha para outro local de forma provisória. Pode ser que você tenha que mover a mesa e o fogão para a área e a geladeira para a sala ou até para o quarto. Deixe um espaço separado para essa possibilidade.
Acompanhe o cronograma da obra
É muito comum ter atrasos em uma reforma. Por isso, é importante ter um cronograma para avaliar se os prazos estão sendo cumpridos. Por outro lado, é preciso levar em conta que imprevistos podem acontecer. Por isso, mantenha uma boa comunicação com a equipe e alinhe as expectativas e as necessidades.
Mantenha a limpeza e a organização
Durante a reforma podem ocorrer gastos desnecessários por causa da bagunça, pois fica mais fácil sumir martelo, prego e outros. Além disso, a desorganização aumenta o desperdício. Por isso, verifique se as ferramentas e os materiais estão em dia, guardados da forma certa e cada coisa no seu lugar ao fim de cada dia.
Cuidados para manter a segurança e o conforto
Nesse período de reforma, é importante manter medidas de segurança para evitar acidentes. Peça para a equipe separar um local para os materiais e as ferramentas, isole o local e peça para cobrir as ferramentas com uma lona para evitar acidentes.
Evite deixar as portas dos quartos e dos banheiros abertas, isso evita acúmulo de poeira e alergias. Nesse período de reforma, também vale passar um pano molhado no quarto antes de deitar para trazer mais conforto.