A cozinha com certeza é um dos cômodos mais importantes de um imóvel. Afinal, além de ser o local em que os moradores preparam suas refeições, tornou-se também um ambiente social, em que os indivíduos podem receber convidados de forma confortável. Ao contrário de antigamente, em que uma pessoa ficava na cozinha e as outras na sala de estar ou jantar, hoje em dia os ambientes são integrados e permitem maior socialização. Inclusive, muitos que buscam com a imobiliária um apartamento, dão preferência para esse tipo de configuração.
No entanto, por mais que você encontre a planta dos sonhos, é importante escolher a decoração com cuidado, principalmente quando falamos de cozinhas pequenas. Mas, sabemos que com tantas coisas para se preocupar, essa parte pode ser bem difícil. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 8 dicas de como decorar uma cozinha pequena. Vamos lá?
Tire todas as medidas
O primeiro passo para quem quer decorar qualquer ambiente, independente do tamanho, é tirar todas as medidas do cômodo. A partir disso, é recomendado criar uma planta baixa em escala, pois assim consegue planejar o espaço por completo, incluindo todos os móveis e eletrodomésticos que desejar. Infelizmente, muitas pessoas deixam de tirar as medidas e acabam adquirindo móveis desproporcionais ao cômodo. Isso pode provocar diversos problemas no dia a dia, além de dificultar ainda mais a rotina.
Invista em móveis planejados
Para quem quer decorar uma cozinha com sofisticação e ainda manter a organização, os móveis planejados são a melhor pedida. Por mais que sejam mais caros que os normais, possuem um excelente custo-benefício, sendo que as vantagens promovidas realmente valem a pena. Isso porque, você consegue ter uma cozinha com todos os centímetros aproveitados, assim como armários com divisórias adequadas para todos os seus pertences. Além disso, por serem totalmente personalizados, terão as cores e acabamentos que desejar.
Prefira cores claras
Quando falamos em cozinhas pequenas, o recomendado é apostar sempre em cores claras, principalmente nas paredes e armários. Isso porque, elas refletem melhor a luz artificial e natural, contribuindo para a sensação de amplitude. Por outro lado, cores vibrantes e escuras em lugares pequenos podem deixar o espaço menor do que realmente é. Mas, vale lembrar que você pode incluir toques de cor, como nas cadeiras, nos eletrodomésticos da bancada, utensílios para cozinhar, etc.
Escolha o estilo de decoração ideal
Outro ponto muito importante é escolher um estilo de decoração para seguir antes mesmo de comprar qualquer item para a cozinha. Isso porque, com o estilo escolhido você terá um norte para seguir, sendo mais fácil escolher todos os elementos que irão compor o ambiente. Dessa forma, você garante maior harmonia e sofisticação. Caso contrário, ou seja, se misturar muitos estilos, passa a sensação de bagunça e até mesmo desconforto visual.
Aproveite os espaços das paredes
Uma cozinha pequena precisa ser muito bem planejada para que os espaços sejam aproveitados de maneira estratégica. Isso quer dizer que em vez de escolher armários baixos e compridos, o recomendado é apostar nos armários verticais, visto que aproveitam melhor o espaço das paredes. Além disso, instalar prateleiras também é uma ótima pedida para quem quer otimizar a configuração do ambiente. Temos certeza que você terá muito mais facilidade para realizar as atividades do dia a dia.
Mantenha a organização
Por mais que isso seja importante em qualquer tipo de ambiente, em uma cozinha pequena é ainda mais relevante. Isso porque, deixar a cozinha bagunçada faz com que ela pareça menor do que realmente é. Sendo assim, sempre que usar um eletrodoméstico ou alimento do armário, guarde o item em seu devido lugar. Com isso, você evita acumular bagunça e prejudicar a sensação de amplitude do local.
Pense na praticidade no dia a dia
Não podemos deixar de lembrar ainda que, por mais que um móvel seja muito bonito, ele precisa contribuir para sua praticidade no dia a dia e na realização das tarefas. Sendo assim, pense em como serão suas atividades em meio à rotina corrida com determinada peça, pois dependendo do caso ela pode trazer mais dor de cabeça do que alegria.
Menos é mais
Por fim, mas não menos importante, muitas pessoas acreditam que o melhor a se fazer em um ambiente pequeno é comprar peças menores e em maior quantidade. No entanto, o recomendado é optar sempre pelo mínimo possível de peças, mas que preencham o ambiente. Com isso, você evita a bagunça e sensação de claustrofobia no ambiente.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você irá decorar sua cozinha com muito mais facilidade. Mas, não se esqueça de ter um bom planejamento, pensando em todos os detalhes com atenção, a fim de garantir um ambiente confortável, aconchegante e bonito no curto e longo prazo.