O quarto de uma casa é o ambiente mais íntimo para os moradores e precisa ser muito bem planejado, a fim de garantir conforto, aconchego e praticidade no dia a dia. Nesse sentido, muitos que procuram imóveis com a imobiliária ficam atentos aos quartos a fim de fechar o melhor negócio. Entretanto, uma questão que pode causar dúvidas é em relação às cores do ambiente. Afinal, elas impactam diretamente na sensação de bem-estar dos moradores e precisam ser escolhidas com atenção.
Contudo, não é todo mundo que entende sobre o assunto ou sabe como utilizar a psicologia das cores a seu favor. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com as melhores cores para esse tipo de ambiente. Vamos lá?
Branco é a cor mais versátil
É claro que a primeira cor de nossa lista não poderia ser outra. O branco está presente em lares ao redor de todo o mundo, visto que é uma cor neutra e combina com tudo. Além disso, por ser clara, ela reflete melhor a luz e ajuda na sensação de amplitude, sendo a melhor pedida para ambientes pequenos. Vale lembrar ainda que o branco também transmite tranquilidade, mas o excesso pode deixar o ambiente com aspecto frio, sendo necessário incluir outras cores também.
Azul é sinônimo de tranquilidade
Azul é uma ótima cor para usar nos quartos, visto que ajuda na sensação de tranquilidade e sobriedade. O ideal é apostar em tons escuros ou pastel, pois os vibrantes são mais indicados para quartos infantis ou de adolescentes. Aqui, você pode combinar com móveis de madeira, assim como roupas de cama brancas ou cinza, além de incluir as cores em detalhes, como tapetes, almofadas, cadeira, pufe, etc. Além disso, em quartos infantis, combina muito bem com móveis verdes e amarelos claros.
Cinza é a melhor pedida para sofisticação
Assim como o branco, a cor cinza é uma das cores neutras mais usadas na decoração dos quartos e combina com diferentes tonalidades, sendo uma ótima opção para fugir do tradicional. Tons de cinza claro ajudam na sensação de amplitude, enquanto os escuros combinam com lugares espaçosos. Contudo, não se esqueça de combiná-lo com outras cores para trazer aconchego ao ambiente.
Verde
Outra cor que transmite tranquilidade é o verde, que ajuda a relaxar na hora de dormir e renovar suas energias. Mas, para não errar na escolha, a melhor opção é optar por tons claros, como o verde água, que inclusive é tendência na decoração. Eles podem estar presentes nas paredes e no tapete, combinando com móveis brancos ou marrons. Além disso, o verde musgo é sinônimo de elegância, ao mesmo tempo que traz um toque rústico para o quarto, principalmente quando combinado com móveis de madeira.
Amarelo para dar energia
Para aqueles que querem um quarto leve, descontraído e cheio de energia, o amarelo com certeza é uma ótima pedida. Por mais que o quarto seja um ambiente de descanso, esse tom pode ser usado de diferentes maneiras, sendo recomendado optar pelo amarelo pastel ou mais clarinho. Uma boa dica é pintar uma parede de amarelo mostarda e incluir móveis em azul claro e um tapete branco para deixar o ambiente descontraído e ao mesmo tempo aconchegante.
Rosa para uma decoração clássica
O rosa é um clássico na decoração de quartos femininos, seja para bebês, crianças ou adolescentes. Aqui, você pode incluir a cor nas cortinas ou tapetes em tons claros, misturando com tons escuros na roupa de cama e móveis brancos. Mas, se pintar as paredes de cinza claro, escolher cobertores cinza escuro, piso amadeirado e detalhes em rosé gold, o quarto fica excelente para casais. Portanto, coloque sua criatividade para funcionar.
Lilás
O lilás é uma cor que traz leveza e delicadeza aos ambientes, harmonizando facilmente com outros tons e cores, como branco, preto, rosa, azul e até mesmo verde. Contudo, é importante criar o contraste justamente para que o ambiente não fique cansativo. Uma boa combinação é pintar as paredes de lilás ou escolher um papel de parede nesse tom e usar elementos com cores neutras, como os móveis, tapete e chão amadeirado.
Preto para surpreender
Por fim, engana-se quem pensa que o preto não pode ser usado na decoração, mas é claro que isso deve ser feito com moderação. Sendo assim, o ideal é apostar em uma meia parede preta ou uma faixa, além de incluir a cor nos detalhes e misturar com tons mais claros e neutros, a fim de criar um contraste e sensação de aconchego.
Então, agora que você sabe como algumas cores podem impactar de diferentes maneiras na decoração e sensações do quarto, já pode escolher qual será a melhor opção para o seu. Mas, lembre-se que contar com a ajuda de profissionais especializados pode ser excelente para garantir a opção certa para suas necessidades e desejos.