Os números são claros: segundo uma pesquisa divulgada pela ADP Research, cerca de 80% dos entrevistados brasileiros têm intenção de mudar de carreira em algum momento. As motivações são variadas, porém o foco é sempre garantir uma maior qualidade de vida.
Confira agora o passo a passo para realizar sua transição profissional de maneira segura e organizada. E mais: listamos as vantagens de começar a empreender!
Quando mudar de carreira?
Saber o momento exato de trocar de carreira é um grande desafio, já que a decisão depende de inúmeros fatores pessoais. Não existe uma regra específica, sendo que é preciso uma avaliação interna a respeito do que motiva tal necessidade de mudança.
De maneira geral, a insatisfação pessoal e necessidade de melhores salários estão entre os maiores fatores relacionados à alteração de carreira. Além disso, entram para a lista a busca por horários flexíveis e possibilidade de trabalhar remotamente.
Como mudar de carreira em 5 dicas
Em determinados momentos, a vontade é jogar tudo para o alto e começar uma vida nova, não é mesmo? No entanto, por mais que o impulso seja forte, uma troca profissional tem maiores chances de acontecer com estabilidade financeira quando é feita de forma planejada e cautelosa. Confira agora o passo a passo.
1. Planeje-se financeiramente
Em primeiro lugar: tenha em mente que possuir uma reserva de dinheiro tornará sua vida mais fácil durante o processo de mudança. Com menos pressão para buscar rápidos resultados financeiros, será possível tomar decisões mais centradas e cuidadosas.
Em teoria, recomenda-se ter guardado o suficiente para se manter por pelo menos um ano. Ainda que possa parecer complicado chegar a estas quantias, trata-se de uma estratégia que irá realmente proporcionar maior segurança financeira para a sua transição profissional.
Portanto, estabeleça metas para economizar dinheiro, elaborando planos de contenção de gastos. Com os valores guardados, também avalie a possibilidade de fazer investimentos seguros e confiáveis.
2. Estude suas possibilidades
Cada pessoa tem muitos gostos, hobbies e talentos, porém nem tudo irá trazer satisfação profissional. Avalie quais são suas reais expectativas, considerando que você precisará ser produtivo mesmo em situações de pressão.
Vale a pena listar todas as ideias primeiro e depois avaliar calmamente cada alternativa. Leve em conta os custos envolvidos com a nova profissão, o tempo destinado para aprendizado e o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
3. Invista em certificações
Uma vez definido seu foco profissional, busque certificações para garantir que seus conhecimentos estão de fato atualizados. A depender da área destinada, é possível até mesmo encontrar cursos gratuitos de alta qualidade.
Invista também em adquirir educação financeira, para administrar melhor as suas finanças pessoais durante o período de transição de carreira. Além disso, estas informações serão valiosas caso seu objetivo seja tornar-se empreendedor.
4. Monte sua rede de contatos
Conhecer profissionais da área e trocar experiências é essencial! Inscreva-se em redes sociais específicas, como o LinkedIn, e garanta novos contatos que contribuam para seu aprendizado contínuo.
Essas plataformas são estratégicas para ficar por dentro das tendências profissionais do momento. Além disso, são ótimos lugares para descobrir oportunidades de emprego!
5. Busque experiência prática
Conforme seus estudos avançam, avalie a possibilidade de colocá-los em prática aos poucos. A depender da área planejada, é possível inclusive atuar como freelancer ou voluntário.
Não tenha pressa, aproveite para fortalecer seus conhecimentos cotidianos da nova profissão. E quando se sentir confiante o suficiente, mergulhe na nova experiência de dedicar-se exclusivamente ao novo trabalho.
Vantagens de mudar de carreira empreendendo
Ser dono do próprio negócio é possuir autonomia para definir seus objetivos e metas. Essa liberdade é o que cativa e inspira milhões de brasileiros a se tornarem empreendedores todos os anos.
Além disso, empreender também está relacionado a:
- Maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, sendo que o empresário define suas prioridades diárias sem prestar contas a nenhum chefe
- Realização pessoal, por permitir a atuação com atividades de maior preferência
- Flexibilidade de carga horária, já que o empresário faz seus próprios horários de trabalho.
Por conta de sua praticidade burocrática, uma das categorias mais populares atualmente é a de microempreendedor individual (MEI). Trata-se da modalidade empresarial mais simplificada, com inúmeras vantagens, como o acesso aos benefícios previdenciários e possibilidade de adquirir linhas de créditos exclusivas.
E o melhor é que as obrigações fiscais para o MEI são poucas e bem simples. É necessário apenas emitir boleto DAS MEI para pagamento mensal, entregar anualmente a DASN SIMEI, emitir notas fiscais para clientes pessoa jurídica e manter em dia o relatório de receitas brutas mensais.
Com disciplina e organização, é possível mudar de carreira de maneira estável! Coloque em prática nossas dicas e garanta maior qualidade de vida com a nova profissão.