Ser loira não é para todo mundo. Afinal, os procedimentos químicos envolvidos são bastante agressivos para os fios, sendo necessário investir bastante tempo e dinheiro ao comprar produtos na loja de cosméticos. Vale ressaltar que, além de realizar o procedimento em um salão de beleza de confiança, é primordial manter os cuidados em casa. Isso porque, caso contrário, os cabelos ficarão completamente ressecados, opacos e quebradiços. Como consequência, o aspecto dos fios não será nem de perto aquele obtido após a descoloração no salão.
Portanto, se você está pensando em clarear os fios ou acabou de realizar esse procedimento, continue acompanhando o post de hoje e veja 5 dicas para manter o loiro em casa.
Use produtos de qualidade
O primeiro passo é investir em produtos específicos e de qualidade. Isso porque, eles foram desenvolvidos justamente para atender às necessidades do cabelo após esse procedimento. Sendo assim, protegem os fios contra a ação de agentes externos, como radiação solar, que causam a oxidação da cor e, consequentemente, seu desbotamento.
Da mesma forma, cabelos que passaram por esse processo de descoloração perdem muitos nutrientes e exigem mais atenção e cuidado. Portanto, tenha em mente que se quiser ficar mais loira, além do valor pago ao profissional, será necessário desembolsar uma quantia generosa (mas que será um investimento) para os produtos.
Aposte no shampoo matizador
Um problema comum de fios loiros é o amarelento, que pode acontecer em poucas semanas após o procedimento no salão. Contudo, é possível atrasar esse processo até o próximo retoque ao usar um shampoo adequado, com função matizadora.
Ele consegue agir pela oxidação dos pigmentos que são usados para neutralizar a cor amarela dos fios. Afinal, para manter a cor desejada, é necessário repor os pigmentos que são oxidados facilmente, seja pelo sol, calor do secador, da prancha ou nas lavagens.
Devemos lembrar que, a responsável por neutralizar o amarelo forte é a cor violeta e, justamente por isso, máscaras e shampoos matizadores têm essa cor.
Evite usar fontes de calor
O uso em excesso de aparelhos de calor pode danificar os cabelos, mesmo aqueles que não passaram por procedimentos químicos. Sendo assim, nos cabelos loiros, o efeito é mais negativo ainda. Os principais danos são perda de queratina, que é a proteína que compõe e dá forma à fibra capilar, assim como a perda de elasticidade e resistência dos fios.
Portanto, se você quer um cabelo saudável, é importante evitar esses aparelhos. Mas, se isso não for possível, aposte em protetores térmicos de qualidade.
Finalize os fios corretamente
Quando falamos em cabelos que passaram por processos químicos, somente utilizar o shampoo e condicionador não será suficiente. Sendo assim, é necessário tomar outros cuidados no dia a dia, a fim de evitar mais danos. Portanto, invista em produtos específicos, além de contar com funções de proteção térmica e solar. Além disso, um finalizador de qualidade também é importante, sendo que existem diferentes opções disponíveis no mercado, que podem até mesmo matizar levemente os fios.
Hidrate constantemente
Como citamos acima, somente lavar o cabelo com shampoo e condicionador não é o bastante quando falamos em cabelos loiros. Portanto, é primordial realizar hidratações constantes, tanto em casa quanto no salão. Inclusive, se quiser pode hidratar os fios sempre que lavar o cabelo, pois isso irá ajudar na recuperação de aminoácidos e água que foram perdidos, no processo e devido à exposição ao sol, vento, mar, secador, chapinha, etc.
Dica bônus: Crie um cronograma capilar
O cronograma capilar é um tipo de agenda de tratamentos, que alterna o uso de produtos para hidratação, nutrição e reconstrução dos fios que foram danificados. Portanto, ele servirá como um guia para que o cabelo fique sempre bem cuidado e você consiga manter a rotina em casa. Afinal, sabemos que idas ao salão nem sempre são baratas, mas se você investir em produtos de qualidade, terá excelentes resultados.
Então, agora que você sabe como manter o loiro em casa, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se que é primordial investir em produtos de qualidade e indicados para esse tipo de cabelo, visto que eles foram desenvolvidos justamente para oferecer tudo o que seus fios precisam para ficarem bonitos e saudáveis por mais tempo.