O mercado de farmácias é bastante competitivo. Contudo, ainda assim, a taxa de crescimento do segmento acompanha o crescimento da população idosa no Brasil. Portanto, abrir uma farmácia continua sendo uma boa oportunidade para aqueles que desejam empreender no ramo. No entanto, um dos pontos mais importantes é a escolha do imóvel, que além de contratar a ajuda de uma imobiliária, exige estudo e planejamento. Afinal, são diversos imóveis disponíveis, o que pode tornar a busca ainda mais difícil.
Então, pensando em te ajudar, preparamos para o post de hoje uma lista com dicas importantes do que você precisa saber na hora de escolher o imóvel para abrir uma farmácia. Vamos lá?
Avalie a localização
Um dos pontos mais importantes quando falamos na escolha do imóvel da farmácia é sua localização, assim como o ponto que irá ocupar na quadra. Se for em uma esquina, ela poderá ter duas vitrines e, portanto, atrair mais clientes. Contudo, isso irá depender do tamanho de sua farmácia. Sendo assim, nem sempre essa será a melhor opção, visto que esse fator precisa estar associado aos outros itens de nosso post.
Considere o tamanho do imóvel
Outra questão relevante, é o tamanho do imóvel, que irá depender do tipo de farmácia ou drogaria que pretende abrir. Contudo, é importante ressaltar que o tamanho mínimo é 60 metros quadrados, sendo que dependendo do caso, pode ser necessário optar por imóveis com mais de 100 metros quadrados. Portanto, estude todos os produtos que pretende vender e serviços que irá oferecer antes de procurar o imóvel, pois para cada caso será indicado um tipo de propriedade.
Tenha toda a documentação necessária
Vale ressaltar também que, se você pretende alugar o imóvel, é fundamental conferir se ele possui escritura pública. Para isso, vá até à prefeitura do município e cheque se ele realmente está regularizado, a fim de evitar dores de cabeça desnecessárias. Agora, caso queira comprar o ponto comercial, esse passo é ainda mais importante. Por outro lado, se tiver a ajuda da imobiliária, ela poderá realizar essa tarefa, enquanto você foca em outros processos.
Considere a acessibilidade
É comum encontrar edifícios antigos que não oferecem as condições de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (PNE) e em cadeira de rodas (PCR). Sendo assim, é importante verificar se o imóvel já possui os requisitos ou se precisará realizar uma pequena reforma no local. Se for necessário, pode conversar com o dono do ponto para abater o valor desse investimento.
Visibilidade e fluxo de pessoas
É muito importante que seu imóvel esteja localizado em uma região com bom fluxo de pessoas, pois essa é uma forma natural de promover seu negócio. Mas, além disso, é importante que ele tenha uma boa visibilidade. Ou seja, que não esteja coberto por placas, pontos de ônibus ou no fundo de um terreno, por exemplo. Sendo assim, priorize imóveis com fachadas livres de bloqueios visuais e aposte em uma boa iluminação para chamar atenção.
Estacionamento é importante
Você também precisa analisar se o imóvel tem um estacionamento próprio ou se oferece essa opção em lugares próximos, em que você pode fazer uma parceria. Isso porque, com isso você facilita o acesso dos clientes à sua farmácia, oferecendo maior comodidade e conforto. Com isso, as chances de preferirem ir até o seu negócio do que em outro sem estacionamento são muito maiores.
Estude o público-alvo
Existem diferentes tipos de público que você pode atingir com sua farmácia e você precisa analisar qual deles deseja focar. Isso impacta diretamente no tipo de farmácia que precisa ter e, consequentemente, no imóvel escolhido. Sendo assim, monte seu plano de negócios e estude a fundo o perfil de clientes que pretende atender.
Segurança do bairro
Independente se deseja abrir uma farmácia 24 horas ou não, é fundamental considerar a segurança da região em que ela está localizada. Isso irá impactar diretamente no tipo de farmácia que pretende abrir, ações de marketing e escolha do imóvel. Inclusive, existem algumas técnicas para diminuir e até mesmo eliminar os riscos do negócio.
Negócios vizinhos
Por fim, mas não menos importante, os clientes precisam se sentir bem em sua farmácia e não podem ser incomodados por negócios vizinhos. Sendo assim, evite lugares com muito barulho ou fortes odores, estudando com atenção quais tipos de negócio seriam interessantes ter por perto. Dessa forma, você melhora ainda mais a experiência do cliente.
Então, com as dicas do post de hoje será muito mais fácil escolher o imóvel para abrir sua farmácia. Contudo, devemos lembrar que contar com a ajuda de uma imobiliária é primordial, visto que são muitos os detalhes que precisam ser considerados. Como ela tem maior experiência, pode encontrar o imóvel ideal com maior agilidade, enquanto você foca em outras etapas importantes da abertura do negócio.