As tecnologias de IA estão promovendo a transformação nos mais diversos segmentos profissionais e, quando falamos em seguro auto, essa realidade não é diferente. A inteligência artificial já impacta na forma como as empresas avaliam os riscos, processam os sinistros e interagem com o cliente final.
De acordo com estudo AI 360, que foi elaborado pela Genpact, empresa de terceirização de processos de negócios, 87% das seguradoras investem anualmente mais de US$ 5 milhões em tecnologia de automação e IA.
Além da adesão a novos mecanismos tecnológicos, essa nova dinâmica prevê uma reformulação completa nos processos das empresas de seguro auto.
Com a inteligência artificial, as empresas de seguros passaram a, não só simplificar procedimentos, mas também definir novos padrões de excelência, assertividade e personalização dos serviços prestados.
Como funciona a automação no ambiente de seguros?
No que diz respeito à oferta de seguro auto, a automação deixou para trás uma visão futurista e tornou-se uma prática cotidiana, reorganizando a forma como as empresas avaliam a prestação de serviços e a forma de interatividade com os segurados.
Confira na sequência, alguns exemplos de como a automação está sendo aproveitada para aperfeiçoar a experiência dos clientes!
Automação nos processos de sinistros
A automação no processo de sinistros é um divisor de águas em relação a mudanças para um avanço significativo na eficiência operacional.
Agora os sistemas orientados por IA conseguem avaliar a veracidade dos sinistros, analisando seus dados por meio de imagens e vídeos, para que seja possível otimizar o pagamento para os clientes.
Entre os principais benefícios é acelerar o processo de resolução do sinistro e a possibilidade de deixar todo o trâmite mais rápido e assertivo.
Automação no atendimento ao cliente
A principal mudança nesse aspecto diz respeito a adesão a chatbots e assistentes virtuais para atendimento ao público.
Essas ferramentas oferecem suporte 24 horas por dia e sete dias por semana, com o objetivo de assistir ao cliente no momento que ele mais precisar, o auxiliando em sinistros e respondendo suas principais dúvidas.
A otimização no atendimento ao cliente demonstra o refinamento por parte das empresas de seguro auto, com o intuito de estabelecer novas referências no setor para atender às dinâmicas dos segurados.
Quais os benefícios da IA para o seguro auto?
A adoção da automação no segmento de seguros traz uma série de benefícios, com objetivo de acelerar as operações e otimizar a experiência do cliente. Confira algumas das vantagens!
- Eficiência e produtividade aprimoradas: a automação diminui significativamente o tempo para processamento dos sinistros. Por meio da IA, as seguradoras podem analisar dados e tomar decisões com mais assertividade e rapidez;
- Melhor experiência do cliente: o imediatismo e funcionalidade proporcionada pelo atendimento 24 horas e sete dias por semana dos chatbots e assistentes virtuais elevam o nível de satisfação do consumidor;
- Prevenção contra fraudes: sistemas sofisticados conseguem detectar possíveis fraudes, minimizando a chance de ocorrer alguma prática ilícita e viabilizando o pagamento de prêmios justos;
- Avaliação de riscos: as plataformas propiciam análise em tempo real para extrair indicadores que norteiam tomadas de decisões em relação aos prêmios, considerando o perfil do cliente.
Para desfrutar de um seguro auto que esteja conectado com as boas práticas de inteligência artificial, o ideal é entrar em contato com corretores de seguros para avaliar as companhias que usam as melhores soluções de IA.