Inhaúma comemorou 69 anos de emancipação

Prefeito Juninho deixou mensagem ao povo de Inhaúma que comemorou 69 anos de emancipação política

Conforme a Wikipédia, há duas versões para a origem indígena do nome da cidade de Inhaúma, que no dia 27 de dezembro último, comemorou 69 anos de emancipação política. A primeira estaria relacionada a uma ave característica da região, denominada pelos indígenas de Anhuma (ou Inhuma ou Inhaúma); a segunda, diz que é uma derivação de “nhae-u”, nome que os indígenas davam a argila existente na região utilizada para moldar utensílios, o que daria origem inclusive à tradição local de fabricação de panelas de cerâmica, até hoje praticada no município.
Uma terceira história diz que antes de se ter a cidade como é hoje existia um barzinho da região cuja dona chamava-se Inhá, e os frenquentadores pediam: Inhá uma.

História

O município foi criado em 1948, desmembrando-se de Sete Lagoas. A primeira autoridade pública municipal foi o prefeito Antônio Olímpio França, conforme Juízo Eleitoral da 144ª Zona do Estado de Minas Gerais, de acordo com a resolução nº 2207 do Tribunal Superior Eleitoral, de 5 de setembro de 1947, artigo 39.

Com a instalação do município, até que as eleições fossem realizadas, Inhaúma foi governada pelo intendente, o Dr. José Gonçalves Amorim.
“Doou os terrenos à Igreja um dos membros da família fundadora, Senhor Francisco Migre, cujo nome hoje figura em um dos logradouros públicos da cidade, como homenagem póstuma.” A igreja da cidade foi construída e dedicada a São Sebastião, intitulado o padroeiro de Inhaúma.

O prefeito Juninho deixou uma mensagem a todos os inhaumenses na passagem do aniversário da cidade. “Parabenizo a todos os nossos munícipes na certeza de que, não faltará luta e esforços para o crescimento de Inhaúma e fazer desta cidade cada vez mais acolhedora e melhor para se viver. Gerar emprego e renda e caminhar sempre rumo ao progresso é o nosso maior compromisso. Mesmo com todas ás dificuldades, ao lado do nosso povo, faremos uma administração transparente e voltada para cada um dos moradores dessa cidade que amamos”, disse o prefeito.

Compartilhe esta notícia em

Deixe aqui o seu comentário...

error: © Todos os direitos reservados!
O jornal de Sete Lagoas e região
%d blogueiros gostam disto: