Governo de Minas Gerais facilita acesso a cursos gratuitos de profissionalização em nível superior

Ao longo dos últimos anos, a sociedade global vem passando por permanente transformação, especialmente no que se refere à inovação de processos e de produtos. Contudo, para que isso se tornasse possível, foi necessário ampliar as oportunidades de formação e qualificação de mão de obra. Um dos fatores mais importantes tem sido a maior oferta de cursos totalmente gratuitos no âmbito do Governo de Minas Gerais.

Nesse contexto, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) oferecem, além dos cursos regulares a cerca de 30 mil estudantes, outras possibilidades de ensino presencial, semi presencial ou a distância para profissionalizar cidadãos em diversas áreas.

Com a expectativa de expandir a sua atuação nas áreas em que se destaca no ensino, pesquisa e extensão, a Unimontes está com 500 vagas abertas e gratuitas para municípios onde existem polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os cursos online são os seguintes: Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Saúde Pública, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Tecnologia em Sistemas para Internet.

Nesse projeto, a parceria se dá com o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As inscrições poderão ser feitas até 31 de agosto pelo endereço eletrônico www.ceps.unimontes.br Segundo a Unimontes, o processo seletivo contempla o sistema de reservas de vagas e tem caráter eliminatório e classificatório, com provas de múltipla escolha e conteúdos específicos.

As provas serão aplicadas no dia 7 de janeiro de 2018 nos polos escolhidos pelos candidatos no ato da inscrição. Podem concorrer às vagas, os candidatos que já tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

As aulas vão ocorrer na modalidade de educação a distância em municípios-polo que integram o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), conforme o quadro acima.

A cidade de Pompéu é um dos 14 municípios contemplado

E para quem sai da graduação e quer começar a dar aula, a Unimontes oferece, desde 2011, sem nenhum ônus, a pós-graduação lato sensu “Didática e Metodologia do Ensino Superior”.

Com 40 vagas anuais e modalidade presencial, o curso tem sido fundamental para quem deseja entrar no mundo acadêmico e ainda não fez nenhuma especialização. As inscrições se encerraram em 14 de julho.

No mês passado foram abertas 1,2 mil vagas em oito cursos online gratuitos de pós-graduação lato sensu.  O edital contemplou 14 municípios: Francisco Sá, Taiobeiras, Urucuia, Várzea da Palma, Buritizeiro, Francisco Sá, Pedra Azul, Montes Claros, Pompéu, Almenara, Bocaiúva, Carlos Chagas, Brasília de Minas e Itamarandiba.

Essa ação do Centro de Educação a Distância (Cead/Unimontes) é parte da proposta da instituição de criar oportunidades para melhorar capacitação profissional.

As áreas são: “Educação Popular e Valores Humanos”, “Informática na Educação”, “Gestão Ambiental”, “Gestão Escolar”, “Linguística Aplicada ao Ensino de Português”, “Educação Física Escolar”, “Supervisão Educacional” e “Educação a Distância”.

Mais informações no site agenciaminas.mg.gov.br

 

Compartilhe esta notícia em
error: © Todos os direitos reservados!
O jornal de Sete Lagoas e região
%d blogueiros gostam disto: